Home Blog Como treinar os franqueados no uso de tecnologia

Como treinar os franqueados no uso de tecnologia

13 mar 2020

Veja cinco dicas para criar treinamentos de tecnologia eficientes para seus franqueados

É fato: hoje é praticamente impossível fugir da tecnologia. Ela faz parte de nossas vidas pessoais e tem sido cada vez mais mesclada às atividades profissionais. 

Quem deseja gerenciar um negócio pode encontrar na tecnologia uma excelente aliada e usufruir de vantagens como redução de custos, agilidade e maior produtividade. Mas isso desde que saiba como utilizá-la. 

No caso das franquias, cabe à franqueadora treinar seus parceiros para que utilizem bem os recursos tecnológicos que têm acesso.

A seguir, veremos alguns segredos para treinar os franqueados no uso de tecnologia de uma forma descomplicada e acessível para todos.  

Torne o treinamento atraente

Uma sala escura, um projetor mostrando alguns slides cheios de texto e um instrutor de fala monótona. A maioria das pessoas vai concordar que esse é um dos piores jeitos de tentar transmitir um conteúdo para uma plateia que não tem identificação com o tema. 

É por isso que, além de pensar nas informações que o franqueado deve absorver, é fundamental tornar a transmissão o mais atraente possível. 

Capte a atenção da sua plateia com vídeos, atividades práticas, cases interessantes, oportunidades para perguntas e outros recursos que possam despertar o interesse e tornar o treinamento mais agradável. 

Mostre as vantagens 

Ao trazer novidades para os franqueados é sempre importante fazer com que eles sintam que os novos recursos estão chegando para trazer vantagens, e não para dificultar o dia a dia deles. 

Demonstrar que a tecnologia pode ajudá-los a ter processos mais rápidos, gerar novos negócios, agradar o consumidor e também a poupar recursos torna o processo de aceitação muito mais fácil.
 
Se possível, apresente essas vantagens na prática, trazendo cases e estudos reais que ajudem a corroborar que tipo de melhorias os franqueados podem esperar. 

Aplique em situações reais 

Seus franqueados vão se evolver melhor com o uso de tecnologia se ela estiver realmente aplicada a situações do seu dia a dia e resolverem problemas reais. 

Por exemplo, se você sabe que muitos franqueados têm dificuldade em manter a padronização dos seus materiais de comunicação, pode mostrar como a central de compras os ajuda a solicitar cartões de visitas e panfletos de alta qualidade e sem preocupação. 

Tenha materiais para consulta

Além do treinamento introdutório, é sempre interessante contar com materiais que o franqueado pode consultar quando tiver alguma dúvida ou se esquecer de algo que foi dito durante o treinamento. 

Nos casos das capacitações em vídeo, ainda pode ser uma boa ideia gravar o treinamento e disponibilizar os materiais utilizados nele para sua rede. 

Acompanhe o aprendizado

Ao introduzir tecnologia para os franqueados, também é importante fazer um monitoramento para entender se eles realmente aprenderam a utilizar as ferramentas e estão aproveitando todos os recursos que sua franquia oferece. 

Esse acompanhamento pode ser feito através de questionários, testes que avaliam o conhecimento sobre as tecnologias e até durante a consultoria de campo. 

Também é muito importante ter reciclagens que resgatem conteúdos que foram aprendidos pelos franqueados no passado e um bom time de suporte para ajudá-los em questões técnicas. 

Saiba como usar a Universidade Solutto para treinar seus franqueados.


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.