É fato: hoje é praticamente impossível fugir da tecnologia. Ela faz parte de nossas vidas pessoais e tem sido cada vez mais mesclada às atividades profissionais.
Quem deseja gerenciar um negócio pode encontrar na tecnologia uma excelente aliada e usufruir de vantagens como redução de custos, agilidade e maior produtividade. Mas isso desde que saiba como utilizá-la.
No caso das franquias, cabe à franqueadora treinar seus parceiros para que utilizem bem os recursos tecnológicos que têm acesso.
A seguir, veremos alguns segredos para treinar os franqueados no uso de tecnologia de uma forma descomplicada e acessível para todos.
Torne o treinamento atraente
Uma sala escura, um projetor mostrando alguns slides cheios de texto e um instrutor de fala monótona. A maioria das pessoas vai concordar que esse é um dos piores jeitos de tentar transmitir um conteúdo para uma plateia que não tem identificação com o tema.
É por isso que, além de pensar nas informações que o franqueado deve absorver, é fundamental tornar a transmissão o mais atraente possível.
Capte a atenção da sua plateia com vídeos, atividades práticas, cases interessantes, oportunidades para perguntas e outros recursos que possam despertar o interesse e tornar o treinamento mais agradável.
Mostre as vantagens
Ao trazer novidades para os franqueados é sempre importante fazer com que eles sintam que os novos recursos estão chegando para trazer vantagens, e não para dificultar o dia a dia deles.
Demonstrar que a tecnologia pode ajudá-los a ter processos mais rápidos, gerar novos negócios, agradar o consumidor e também a poupar recursos torna o processo de aceitação muito mais fácil.
Se possível, apresente essas vantagens na prática, trazendo cases e estudos reais que ajudem a corroborar que tipo de melhorias os franqueados podem esperar.
Aplique em situações reais
Seus franqueados vão se evolver melhor com o uso de tecnologia se ela estiver realmente aplicada a situações do seu dia a dia e resolverem problemas reais.
Por exemplo, se você sabe que muitos franqueados têm dificuldade em manter a padronização dos seus materiais de comunicação, pode mostrar como a central de compras os ajuda a solicitar cartões de visitas e panfletos de alta qualidade e sem preocupação.
Tenha materiais para consulta
Além do treinamento introdutório, é sempre interessante contar com materiais que o franqueado pode consultar quando tiver alguma dúvida ou se esquecer de algo que foi dito durante o treinamento.
Nos casos das capacitações em vídeo, ainda pode ser uma boa ideia gravar o treinamento e disponibilizar os materiais utilizados nele para sua rede.
Acompanhe o aprendizado
Ao introduzir tecnologia para os franqueados, também é importante fazer um monitoramento para entender se eles realmente aprenderam a utilizar as ferramentas e estão aproveitando todos os recursos que sua franquia oferece.
Esse acompanhamento pode ser feito através de questionários, testes que avaliam o conhecimento sobre as tecnologias e até durante a consultoria de campo.
Também é muito importante ter reciclagens que resgatem conteúdos que foram aprendidos pelos franqueados no passado e um bom time de suporte para ajudá-los em questões técnicas.
Saiba como usar a Universidade Solutto para treinar seus franqueados.