Home Blog Por que sua franquia precisa de um ERP em 2022?

Por que sua franquia precisa de um ERP em 2022?

03 jan 2022

Softwares de gestão serão fundamentais para franquias que querem acelerar resultados

 

Você já ouviu falar em Enterprise Resource Planning, ou, como é mais conhecido, ERP? 


Trata-se de um sistema de gestão empresarial que faz a integração de informações e ajuda os gestores a ter uma visão mais ampla e assertiva do negócio. A partir dessa observação, é possível criar diagnósticos e tomar decisões estratégicas com mais segurança. 


Essa ferramenta amplamente conhecida no mercado se torna ainda mais eficiente para o franchising, já que os franqueadores precisam observar não só os seus resultados, mas o de suas franquias. 


Ao contar com um ERP, a franqueadora terá diversas vantagens. Veremos as principais a seguir. 

Automatização dos processos

A tecnologia faz parte do DNA do Solutto. E um dos principais benefícios que ela pode oferecer para as redes de franquias é a oportunidade de automatizar tarefas que exigem tempo e dinheiro. 


Em todos os módulos, há ações que podem ser automatizadas para que os times ganhem mais tempo para investir em atividades estratégicas. 


O módulo de expansão de franquias, por exemplo, reúne diferentes ferramentas para captar, selecionar, nutrir e converter interessados de uma forma organizada e automatizada. 


É possível criar trilhas de e-mails e SMS durante o processo de negociação, classificar perfis de candidatos e gerar documentos personalizados com a automação promovida pelo ERP.

Economia de recursos

O Solutto sabe que uma boa gestão passa por uma administração que se preocupa em economizar recursos e aumentar os resultados. 


Por isso, o ERP do Solutto é totalmente baseado em processos, metodologias e tecnologias que visam fazer mais com menos e evitar perdas. 


Um bom exemplo disso é que, no módulo de gestão financeira, os franqueadores podem automatizar os cálculos de royalties e o envio de cobranças. Essa ação ajuda a reduzir a inadimplência e poupa o tempo dos profissionais que atuam no setor financeiro - o que permite ter equipes mais enxutas e produtivas. 

Redução de falhas humanas

Embora erros humanos possam ser comuns no processo de gestão de empresas, muitas vezes, uma franqueadora pode sofrer um grande impacto negativo quando elas acontecem. 


Felizmente, o ERP do Solutto também ajuda a reduzir a incidência dessas falhas e evitar prejuízos que colocam em jogo a credibilidade e solidez do seu negócio. 


Como vários processos são automatizados e a integração das ferramentas permite que mais de um gestor possa conferir resultados, a ocorrência de erros humanos é muito baixa.

Maior organização

Uma das principais vantagens na contratação de um ERP é a organização e profissionalização que esse tipo de software vai proporcionar à sua rede. E isso atinge todos os departamentos da franquia. 


O setor de marketing e vendas, por exemplo, pode usufruir do CRM do Solutto para manter todo o histórico de negociação e atendimento aos potenciais investidores sempre à mão. Já a central de compras - fundamental para franquias que precisam de insumos ou estoque - ordena e gerencia pedidos para evitar que os franqueados fiquem desabastecidos. 

Aumento da produtividade

Com uma administração mais organizada e sem ter que perder tempo com atividades que podem ser automatizadas, é natural que o dia a dia da sua equipe se torne muito mais produtivo e leve.


Seus profissionais terão mais tempo para investir em atividades estratégicas e traçar planos de crescimento, ao invés de se desgastar com as tarefas cansativas e burocráticas que realizaram antes do ERP. 

Aumento no ganho da rede

As vantagens listadas acima, sobre o que um ERP pode proporcionar a uma rede de franquias, contribuem diretamente com o plano de expansão da franqueadora e também com o seu ganho financeiro. 


Ter uma boa organização, processos sólidos, tecnologia de ponta e ferramentas que vão ajudar os franqueados a terem sucesso será fundamental para as franquias que querem começar 2022 com força total! 


Esse é o seu caso? Então, entre em contato com o Solutto agora mesmo e conheça mais sobre o ERP que vai mudar a gestão da sua franquia.

 

Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.