Em mais uma de suas edições, o NRF Retail’s Big Show 2024, maior evento de varejo do mundo, trouxe uma série de tendências globais que devem impactar empresas e franquias.
Com o tema “Make it matter” (algo como “Faça valer a pena” ou “Faça acontecer”, em português), a 114ª edição convidou as marcas do varejo a tomarem ações que vão além do básico, focando naquilo que realmente importa: criar experiências memoráveis para o consumidor.
Nesse sentido, trazemos quatro insights da NRF 2024 que são pontos de reflexão importantes que também podem ser aplicados ao franchising brasileiro.
Inteligência artificial como uma aliada do varejo
O uso da Inteligência Artificial (IA) foi uma das pautas abordadas na NRF 2024, visto que, cada vez mais, essa tecnologia ganha protagonismo em todo o mundo.
O tema percorreu uma série de debates, sendo que em todos eles a IA foi colocada como uma tecnologia capaz de ajudar o varejo a gerar experiências e ganhar mais eficiência operacional.
Uma das expectativas é que a Inteligência Artificial seja usada para ampliar a captação de dados, realizar curadorias e previsões dentro de diferentes cenários, de forma a contribuir com a tomada de decisão estratégica nas empresas.
Durante a NRF também foi apresentado um Ecossistema de Consumo Imediato (ICE, em inglês), para ampliar, engajar e otimizar os modelos de compras nas lojas físicas e digitais com a ajuda da IA.
Sustentabilidade em foco
Assim como em muitos outros setores, o varejo também tem sido cobrado para adotar uma postura sustentável. Isso porque, além de ser uma preocupação dos consumidores mais jovens, esse pedido também é uma resposta à exaustão do hiper capitalismo.
Nesse sentido, é fundamental que as empresas busquem entender como podem tornar processos como a produção, logística e gestão mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social se desejam manter a relevância e a preferência do público.
Cultura organizacional mais democrática
A cultura organizacional nas redes de varejo também ganhou destaque no decorrer do evento.
Muitos palestrantes evidenciaram o quanto é importante ter uma cultura organizacional democrática, em que as lideranças tenham uma postura empática e transparente.
Esse investimento em cultura é um passo crucial não só para atrair talentos e mantê-los engajados em um cenário de competitividade entre empregadores, mas também porque as práticas corporativas também são percebidas pelos consumidores e levadas em consideração na hora de escolherem de quem comprar.
De modo geral, a NRF 2024 mostrou a necessidade de uma visão holística no futuro do varejo, onde a inovação tecnológica, a sustentabilidade, a convergência digital-física e o foco na experiência do consumidor são os pilares fundamentais para esse e para os próximos anos.