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Febraban adia para 2018 obrigatoriedade de registro para boletos abaixo de R$ 2 mil

Boletos com valor inferior a R$ 2 mil tiveram prazo estendido de dezembro de 2017 para data imprecisa em 2018, devido ao grande volume esperado.

25 out 2017

Obrigatoriedade para boletos inferiores a R$ 2000 é estendida para 2018

A Nova Plataforma de Cobrança, sistema criado para aumentar a segurança e a comodidade no pagamento de boletos bancários, estenderá até o fim deste ano sua segunda etapa de implementação, que incorporou todos os pagamentos com boletos em valores iguais ou superiores a R$ 2 mil.

A partir do ano que vem, passará a validar, também, boletos com valores abaixo de R$ 2 mil, que, além de ganhar maiores garantias contra fraudes, poderão ser pagos em qualquer banco após o vencimento.

 

Novo sistema evitará pagamento em duplicidade

Uma das vantagens adicionais do novo sistema, que garante o registro de todos os boletos e o compartilhamento de informações sobre emissores e pagadores pelos bancos, é a eliminação do risco de pagamento em duplicidade: quando um boleto é apresentado em algum banco, o sistema informa se ele já tiver sido pago, evitando novo pagamento por engano. O novo sistema reduz inconsistências de dados e permite a identificação do emissor e do pagador do boleto, facilitando o rastreamento de pagamentos e redução das fraudes, fonte de preocupação permanente para todo o sistema bancário.

 

As fases iniciais atingiram apenas 3,7% dos boletos emitidos no Brasil

Em operação desde julho, quando passou a processar boletos acima de R$ 50 mil, a Nova Plataforma de Cobrança foi criada pela FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos e pelas instituições financeiras, e passou a incorporar todos os pagamentos iguais ou superiores a R$ 2 mil desde setembro. Alcançou, com isso, 3,7% dos boletos emitidos no País.

 

Alto volume previsto fez com que a decisão de adiar fosse uma atitude prudente

Em função do volume elevado de documentos que irão trafegar pelo novo sistema - cerca de 4 bilhões de boletos por ano, montante comparável à capacidade das grandes processadoras de cartões de crédito do mundo - o setor bancário decidiu rever o cronograma original, que previa a inclusão de todos os boletos na Nova Plataforma de Cobrança já a partir de dezembro.

Para garantir a comodidade dos clientes e a segurança do novo sistema, as próximas etapas do cronograma de implementação da Nova Plataforma de Cobrança foi reprogramada para o começo de 2018.

“A Nova Plataforma de Cobrança traz benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior segurança, facilidade no pagamento de boletos vencidos, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da FEBRABAN. “Por esse motivo, a implementação precisa ser feita da maneira mais gradual e cuidadosa possível, garantindo o pleno funcionamento dessa importante ferramenta”.


Histórico da Nova Plataforma de Cobrança

A Nova Plataforma de Cobrança é um projeto que nasceu há aproximadamente três anos. Com o apoio de todos os recursos de tecnologia de ponta do setor bancário brasileiro, ela moderniza o sistema de cobrança existente no País há mais de 20 anos.

 

Opinião da Solutto sobre qual seria o cenário ideal

"A decisão de adiar foi pertinente e a Febraban ainda deve ter outras alterações em relação ao boleto registrado", afirma Erick Vils, diretor de tecnologia da Solutto. Para Vils, alguns aspectos ainda estão muito mal resolvidos na nova plataforma, como por exemplo o caso dos e-commerces ou empresas que emitem o boleto e o cliente deseja pagar imediatamente.

Com a obrigatoriedade do registro do boleto e a possível validação dos bancos no ato do pagamento de boletos que ainda não estejam na "Nova Plataforma de Cobrança", demandaria uma mudança de hábito e de processos de atendimento aos clientes. "Imagine você entregar o boleto para o seu cliente e pedir para ele não pagar no mesmo dia, pois os bancos só processam o registro à noite e o boleto só estará cadastrado no sistema nacional no dia seguinte", complementa Vils.

A Solutto explica que o cenário perfeito será quando o boleto puder ser registrado de forma online através de webservices, conforme ocorre com cartões de crédito que são autorizados ou negados em um segundo. Quando o Brasil e os bancos estiverem neste nível, será possível a criação de um boleto para pagamento imediato, sem que o pagador tenha de esperar para ver o boleto aparecer no dia seguinte no cadastro da "Nova Plataforma de Cobrança".

Fonte: https://portal.febraban.org.br/noticia/3130/pt-br/?__s=rx3y5ssishvfbqt3pjzd

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