Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog Como criar (e vender) microfranquias de sucesso

Como criar (e vender) microfranquias de sucesso

As microfranquias atraem muitos investidores por conta do baixo custo inicial e a operação mais enxuta.

08 out 2021



Nos últimos meses, muitas redes reformularam seu modelo de negócio para microfranquias, pois elas facilitam o ingresso de novos investidores no franchising e aceleram a expansão. 

 

Segundo definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são consideradas microfranquias as operações com investimento de, no máximo, R$ 105 mil. 
 

Além de mais baratas, as microfranquias costumam ter a gestão simples e a estrutura enxuta, o que contribui para o interesse dos candidatos. 
 

Pensando em criar uma microfranquia? Veja como pode adaptar sua operação tradicional para uma microfranquia. 

Verifique a viabilidade do formato 

O primeiro passo é entender como o seu negócio atual pode ser convertido em uma microfranquia - lembrando que o valor de investimento não deve ultrapassar os R$ 105 mil e a operação precisa  ser simplificada. 
 

Para isso, o melhor caminho é criar um estudo que apresente possibilidades para enxugar os custos e as etapas da gestão. 
 

Por exemplo, se sua rede comercializa lojas de acessórios, uma opção é criar uma microfranquia na qual as vendas sejam feitas pelo franqueado através da internet e a franqueadora faça o envio das peças.
 

Neste exemplo, com um modelo home office e virtual, as despesas serão menores e a administração mais simples. Porém, a franqueadora terá que viabilizar a criação das lojas virtuais dos franqueados, ensiná-los a gerenciar o e-commerce e divulgá-lo e também implantar um departamento de logística para enviar as peças. 
 

Além de contar com um time de expansão para participar deste processo de concepção, também é interessante trazer uma consultoria especializada em formatar modelos de franquias. 

Sistematize os processos

Com a microfranquia desenhada, a próxima etapa é detalhar os processos de administração da franquia, bem como os direitos e deveres do franqueado com a marca. 
 

Esses protocolos podem ser adaptados de outros modelos que a franqueadora já oferece, mas deve-se tomar cuidado para repensar em todos os pontos que podem diferenciar os formatos atuais da nova microfranquia. 
 

Documentar esses detalhes vai ajudar bastante a criar os manuais da microfranquia e a entender se há necessidade de criar treinamentos específicos para este tipo de operação. 
 

Para validar tudo isso, é bastante interessante implementar uma unidade piloto e acompanhar a sua performance por alguns meses. Assim, fica mais fácil entender se, na prática, o negócio tem boas chances de prosperar.

Oficialize sua microfranquia juridicamente 

Para oficializar sua microfranquia é necessário passar por algumas etapas burocráticas, como a elaboração do plano de negócio específico deste formato e de uma Circular de Oferta de Franquia (COF) que traga aspectos particulares da microfranquia. 
 

Naturalmente, nessa etapa já é importante que os valores de investimento (como taxa de franquia e royalties) e os dados de retorno (incluindo o faturamento médio mensal e o prazo de retorno sobre o investimento) já estejam bem definidos. 

Desenhe a expansão

Como etapa final do planejamento, é hora de preparar a divulgação da nova franquia da sua rede. 
 

O time de marketing e de expansão podem ajudar a estimar um orçamento para essa empreitada, bem como definir quais serão as estratégias para atrair investidores para a microfranquia. Anúncios nas redes sociais, divulgações através de assessorias de imprensa e em portais especializados são algumas opções. 
 

Dependendo de como a franquia foi formatada, também é possível oferecer as microfranquias para os franqueados que já lideram outras unidades.

 
Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar