O SEO é uma das estratégias mais importantes para redes de franquias que querem captar possíveis investidores através da internet.
Conhecido como o conjunto de ações que contribuem com o bom posicionamento de um site em buscadores como o Google, o SEO é um dos melhores caminhos para que seu site apareça nos resultados das pesquisas de quem procura por franquias como a sua.
A seguir, vamos te mostrar como fazer isso na prática!
Mapeie as palavras-chave
Para criar uma estratégia eficiente de SEO, é necessário um bom planejamento.
Uma consultoria especializada nesta área pode ajudar a sua franquia a encontrar as melhores palavras-chave (que são usadas nas pesquisas do Google) para a sua marca. Mas se preferir internalizar o trabalho, a dica é buscar ferramentas que mapeiam os termos mais buscados e que estão relacionados ao negócio.
Por exemplo, uma franquia de produtos de limpeza com investimento de R$ 25 mil pode trabalhar a palavra-chave “franquias baratas de produtos de limpeza “. Esse termo tem 110 buscas mensais no Google e, muito provavelmente, é usado por pessoas que estão interessadas neste tipo de oportunidade.
Se fizer um bom trabalho usando a palavra-chave, um conteúdo ou página do site desta franquia vai aparecer nos primeiros resultados quando alguém buscar por “franquias baratas de produtos de limpeza”. E todo mundo sabe que os primeiros links são os mais clicados, não é mesmo?
Invista nos conteúdos
Uma vez que você sabe o que os interessados no seu tipo de franquia buscam, é hora de produzir conteúdos informativos e atraentes que mereçam os cliques e que mostrem para o Google que sua franquia tem autoridade sobre o assunto - algo que ajuda muito a alcançar um bom posicionamento.
Para essa tarefa, o ideal é contar com um profissional da área de comunicação - seja ele interno ou terceirizado. Um bom redator especializado em SEO saberá como introduzir palavras-chave estratégicas em conteúdos que educam, informam e envolvem.
Alinhe o SEO com o TI
Além de trabalhar em bons conteúdos, a eficiência do seu projeto de SEO depende bastante de melhorias que devem ser feitas pelo time de TI e gestão do site.
Um bom exemplo são as otimizações que devem ser feitas na hospedagem e no código do site para que ele fique mais rápido e “limpo”. Você pode compartilhar com seu webmaster a documentação do Google, onde há dicas que vão direcionar os ajustes internos.
Repense a usabilidade
Outro quesito que o Google avalia para posicionar um site é o quanto ele é dedicado a proporcionar uma boa experiência para os seus visitantes.
Por isso, junto à equipe de TI, também pode ser necessário fazer uma revisão completa no site para entender se ele é simples e intuitivo, de modo que o usuário possa chegar onde deseja rapidamente.
Duas boas práticas ligadas à usabilidade são montar menus objetivos, que tornem a navegação mais ágil e prática, e criar URLs diretas e com poucas palavras. Assim elas serão facilmente lembradas. O mesmo vale para o domínio do seu site.
Acompanhe os resultados
O esforço de SEO exige tempo, consistência e acompanhamento.
Dificilmente você verá seu site sair da 34ª posição para 1ª de um dia para o outro. Para medir os resultados, é interessante fazer um monitoramento periódico, acompanhando o ganho de posições e o volume de palavras-chave para o qual seu site está ranqueado.
Igualmente importante é analisar o tráfego - número de visitantes e de visitas -, algo que pode ser observado por ferramentas como o Google Analytics.
Esse tipo de acompanhamento vai ajudar sua rede a entender o que está dando certo e o que ainda precisa ser otimizado.