Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog Como escolher o melhor escritório de advocacia para sua rede de franquias

Como escolher o melhor escritório de advocacia para sua rede de franquias

Parceria com bons profissionais é fundamental para oferecer segurança jurídica para redes de franquias

31 out 2023

 

Estar amparado juridicamente é fundamental para uma rede de franquias, independente do porte que ela tenha. Isso permite que a franqueadora cresça de maneira saudável e dentro da lei, proteja seus direitos e deveres, tenha uma relação mais transparente com os franqueados e saiba como proceder em casos de crises.
 

Para atingir esses objetivos, o mais indicado é que a franqueadora tenha um bom escritório de advocacia para a sua companhia. Mas como escolher profissionais que atuem de forma eficiente que estejam alinhados com os objetivos da sua companhia? 
 

A seguir, elencamos cinco importantes dicas que te auxiliarão nessa escolha. Continue a leitura e confira!

Tempo de atuação no franchising 

Um dos primeiros itens a se observar na hora de escolher um escritório de advocacia para sua rede de franquias é o tempo de atuação que ele tem no mercado de franquias. 
 

Isso é importante porque o franchising tem algumas particularidades, como, por exemplo, o direito de uso da marca, a Circular de Oferta da Franquia (COF) e até sua própria legislação. 
 

Por isso, contar com advogados que tenham conhecimento amplo e expertise neste nicho é uma boa ideia. 

Marcas atendidas

Outra dica é observar a cartela de clientes do escritório. Questione se existem franquias que eles já atendem no mesmo segmento que o seu e se o porte dessas redes é parecido. 
 

Obviamente que, quanto mais experiência o escritório tiver, e mais marcas de franquias já tiver atendido, maiores serão as chances dele ter um bom repertório para lidar com os desafios que costumam surgir no mercado. 

Perfil do escritório 

Também é interessante  analisar o perfil do escritório antes de contratá-lo. Existem escritórios com um perfil mais agressivo, no sentido de seguir as regras à risca, visando garantir que o contrato seja cumprido item a item, e também existem profissionais que são mais conciliadores em prol do bom relacionamento com a rede. 
 

Perceba qual dessas propostas funcionaria melhor na sua rede e se o escritório que você pretende contratar atua dentro do perfil que você imagina. 

Reputação e histórico

Além do tempo de experiência no franchising e das marcas que atende ou já atendeu, também é importante perceber a reputação do escritório. 

Para isso, pesquise a reputação, peça referências e consulte outros clientes da área de franquias que já trabalharam com eles. 

Toda verificação que fizer sobre o escritório trará uma visão mais clara sobre a experiência que sua marca terá junto ao parceiro e ajudará a decidir se vale a pena ou não contratá-lo para a sua rede. 

Tamanho e recursos do escritório 

Também é válido que você avalie o tamanho do escritório e seus recursos. Isso porque, se escolher uma empresa grande, é comum que ela possa oferecer mais especializações e recursos. Por outro lado, ao optar por um escritório menor, é possível ter um atendimento mais personalizado.

Sendo assim, perceber quais são as necessidades da sua rede e quais recursos ela tende a necessitar também fará a diferença

Contar com um escritório de advocacia é importante para o crescimento da rede

Por fim, é importante destacar que, além das cinco dicas que elencamos acima, os valores, disponibilidade e localização do escritório também podem fazer diferença para a sua franquia. 

Por isso, mesmo que a escolha do melhor escritório leve algum tempo, essa decisão é muito importante para a sua companhia e merece atenção! 

Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar