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5 tendências de tecnologia para 2022

25 abr 2022

Saiba quais são os recursos que devem fazer sucesso este ano e como eles vão impactar o seu dia a dia


Além de ser a principal responsável pelas mudanças que ocorrem na evolução do mundo todo, a tecnologia também está diretamente conectada com o sucesso dos negócios. 
 

Nos últimos anos, mesmo tendo a pandemia como um grande obstáculo, muitas redes de franquias usaram recursos tecnológicos - como as plataformas de e-commerce, delivery, telemedicina e ensino à distância - para continuar operando.
 

E em 2022 o mercado deve continuar sentindo uma intensa transformação digital. 
 

Nesse sentido, os dados levantados pela International Data Corporation (IDC) apontam que mais da metade da economia global será influenciada pelo ambiente online neste e nos próximos anos.
 

Abaixo, você confere algumas das principais tendências tecnológicas para 2022 e descobre como elas podem contribuir com o franchising. 

Otimização do trabalho híbrido 

De 2020 para cá, muitas empresas e profissionais experimentaram o home office pela primeira vez e perceberam os prós e contras de trabalhar em casa. 
 

Este ano, já com a vacinação avançada e a possibilidade de retornar ao regime presencial, várias companhias estão investindo no trabalho híbrido - no qual o trabalhador atua alguns dias em home office e outros no escritório. 
 

De modo geral, esse formato de trabalho apresentou muitas vantagens para as redes e também para seus colaboradores, já que agrega os benefícios do home office (como a economia de tempo e dinheiro gastos com deslocamento), sem deixar de lado a importância do contato presencial entre os colaboradores. 
 

Em 2022, a tendência é que o trabalho híbrido se torne ainda mais sólido ao passo que as empresas entendem quais são as ferramentas e rotinas necessárias para que ele funcione bem. 

Chegada do 5G 

Uma grande novidade no ramo tecnológico é a chegada do 5G no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G deve estar disponível até o mês de julho em todas as capitais do país e no Distrito Federal. 
 

Ao contar com o 5G nas suas operações, as redes de franquias poderão ter uma excelente velocidade de rede criptografada, ou seja, uma internet móvel mais rápida e segura.
 

Isso é bastante estratégico em negócios que usam, por exemplo, maquininhas de cartão, que usam a internet móvel para operar.
 

Além disso, a disponibilidade do 5G deve colaborar com o trabalho remoto. Afinal, com uma boa cobertura, os profissionais poderão atuar a partir de qualquer lugar com mais qualidade e comodidade. 

Inteligência Artificial

Contar com um projeto de Inteligência Artificial já faz parte dos planos de muitas empresas e redes de franquias.
 

No franchising, o uso da IA pode ajudar os franqueadores a automatizar processos de gestão, otimizar os treinamentos dos franqueados, reduzir a incidência de falhas humanas, melhorar a experiência dos clientes e até aumentar a segurança digital - o que se torna mais importante a cada ano.
 

Ainda que muitas redes de franquias já usem ferramentas que usam IA - como chatbots e assistentes virtuais - a tendência é que aplicações complexas desse tipo de tecnologia passem a ser mais comuns no franchising daqui em diante.  

Pagamento Digital

Algo que tem crescido muito no Brasil e, certamente, estará em destaque em 2022, são os pagamentos digitais. 


Cada vez mais, os brasileiros estão optando pela comodidade e agilidade na hora de fazer pagamentos, e as ferramentas digitais ganham destaque nesse sentido. 


Um bom exemplo é a alta adesão ao uso do PIX, que é um meio de transferências eletrônicas instantâneas. Em pouco mais de um ano desde a sua implantação, o PIX já é utilizado por cerca de 71% dos brasileiros, conforme aponta a pesquisa Radar Febraban, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).


Para este ano, espera-se que formatos como esse - que permitem a gestão financeira de forma simples, rápida e digital - tenham ainda mais relevância nos negócios. 

Marketing de nanoinfluenciadores

É impossível negar que os influenciadores digitais podem ser parceiros estratégicos na divulgação de uma empresa. Apostar no marketing com eles é uma alternativa que deve se fortalecer em 2022, especialmente com os nanoinfluenciadores. 
 

Esses influenciadores costumam ter números de seguidores menos expressivos - geralmente, até 10 mil pessoas - mas, em contrapartida, possuem uma alta margem de engajamento. Isso acontece porque, com um público menor, a comunicação é mais direta e o sentimento de comunidade e exclusividade se torna mais forte. 
 

Redes que querem se conectar com nichos específicos encontram nos nanoinfluenciadores uma oportunidade de atingir seu público de uma forma mais econômica e com uma taxa de engajamento maior. 

 

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