Home Blog 5 dicas para sua equipe vender mais franquias

5 dicas para sua equipe vender mais franquias

16 nov 2021

Com mudanças simples, você pode ajudar seu time a potencializar a venda de unidades

 

As redes do franchising estão sempre em busca de novas estratégias para alavancar seus planos de expansão.

Porém, muitas vezes, elas se esquecem de que um dos elementos essenciais para vender mais franquias é o investimento na equipe de vendas.


Afinal, de nada adianta ter um modelo de negócio excepcional e uma ótima divulgação, se o time não tiver sucesso na conversão  

Quer saber como ajudar a sua equipe a vender mais franquias? A resposta pode estar em 5 ações diferentes! Confira a seguir quais são elas: 

1. Escolha bons profissionais e cuide bem deles 

O sucesso de um time de vendas começa pela escolha dos profissionais. O seu RH deve ter uma descrição clara das qualificações, experiências e habilidades que busca em um bom vendedor para escolher as pessoas certas para fazer parte da equipe. 

Para atraí-las e mantê-las na sua franqueadora, também é igualmente importante saber como motivá-las a se dedicar de verdade ao crescimento do negócio.

O ideal é quando essa motivação é dividida em aspectos financeiros - como uma remuneração atrativa e um bom pacote de benefícios - e também culturais. 

Para esses últimos, a ideia é ter uma cultura organizacional que mostre que os colaboradores têm um papel importante na franqueadora e são valorizados. Como exemplos, podemos citar a construção de um plano de carreira, premiações por resultados e programas de desenvolvimento pessoal e profissional. 

2. Realize treinamentos constantes 

Treinamentos regulares são muito importantes para nortear os colaboradores sobre a direção que eles devem seguir e os objetivos que a franqueadora quer conquistar. 

Durante esses momentos de estudo, é recomendável que sejam transmitidas informações não só sobre o modelo de negócio e os objetivos de vendas, mas também sobre o propósito da marca, seus diferenciais frente à concorrência e possíveis objeções que podem haver por parte dos candidatos. 

Oferecer ao time de vendas uma visão global sobre a franqueadora e o processo de venda das franquias pode ajudá-los a recuperar conhecimentos que ficaram esquecidos e refinar suas táticas no dia a dia. 

3. Ofereça boas ferramentas 

Certos recursos são essenciais para que a equipe de vendas faça um bom trabalho.

As ferramentas de CRM (softwares de gestão de relacionamento com o cliente), por exemplo, são grandes aliadas para fazer com que sua equipe venda mais franquias. 

O Solutto conta com um CRM específico para o mercado de franchising, e é uma ótima escolha para tornar o dia a dia dos seus vendedores ainda mais dinâmico, organizado e intuitivo.

Lembre-se, porém, que não basta apenas oferecer os recursos. É importante que os profissionais tenham um treinamento adequado para aprender a usá-los, ok?! 

4. Crie metas alcançáveis 

Um grande engano de alguns franqueadores é acreditar que quanto maiores forem as metas, mais o time de vendas vai se esforçar para alcançá-las. A verdade é que estabelecer objetivos fora da sua realidade gera muita frustração. 

Nesse sentido, a melhor escolha é criar metas que exijam esforço, mas que sejam realistas, considerando o histórico da marca e as ferramentas que podem ser usadas para potencializar os resultados. 

5. Tenha um bom líder

Por último, mas não menos importante, para que todas as ações listadas acima funcionem é fundamental que a sua equipe de vendas tenha um bom líder. 

Um líder deve ser responsável por ajudar, motivar e guiar os profissionais. Precisa criar um ambiente de trabalho saudável e abraçar as lutas dos vendedores como se fossem as deles - porque são! 

Se você está liderando um time de vendedores, mostrar que conhece os desafios e está pronto para ajudar os colaboradores a superá-los, faz toda a diferença. Isso, certamente, fará com que eles se sintam valorizados e queiram continuar dando o seu melhor para a expansão da rede.

 

Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.