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4 passos para usar WhatsApp e SMS com franqueados

Entenda a importância e saiba como começar a usar a comunicação mobile com os franqueados da sua rede

26 abr 2019

Ter canais funcionais de comunicação com os franqueados é fundamental para qualquer rede franqueadora. Adotar o uso do WhatsApp e de SMS pode deixar esse processo muito mais dinâmico e acessível, trazendo benefícios tanto para a franqueadora quanto para os franqueados - especialmente levando em conta a força do mobile no Brasil.

De acordo com dados da Anatel, em fevereiro de 2019 o Brasil somou 229 milhões de celulares. Muitos desses aparelhos estão conectados ao WhatsApp: segundo dados do próprio aplicativo, o país já conta com mais de 120 milhões de usuários. 

Para as franqueadoras, a comunicação mobile pode ser um excelente recurso para enviar alertas e notificações importantes de forma mais assertiva. Afinal, ainda que o franqueado não fique atento ao e-mail, por exemplo, ele dificilmente vai perder uma mensagem no celular.

Já para os franqueados, a maior vantagem é a facilidade na hora de esclarecer dúvidas e consultar o suporte da rede no dia a dia. Por meio de uma troca de mensagens é possível resolver rapidamente alguma questão importante da operação da unidade, o que pode ajudar a evitar problemas no futuro.

Se você quer estabelecer uma comunicação eficiente via WhatsApp e SMS com seus franqueados, é preciso, antes, pensar em algumas estratégias e tomar alguns cuidados. A seguir, você acompanha o passo a passo para adotar esse recurso na sua rede de franquias.

1. Defina seus objetivos

Nenhuma estratégia de comunicação é bem sucedida sem objetivos claros. Portanto, o primeiro passo para começar a usar WhatsApp e SMS com seus franqueados e traçar quais serão os objetivos dessa comunicação.

Como esse tipo de comunicação pode te ajudar? Você pode, por exemplo, buscar um meio apenas para transmitir informações. Ou ainda ter como meta abrir um diálogo mais próximo com os franqueados, para que eles também possam falar diretamente com a franqueadora. 

2. Entenda a tecnologia

Depois de definir os objetivos, você já consegue entender melhor como alcançar o tipo de comunicação que deseja. Se a ideia é apenas transmitir informações, o SMS pode ser a melhor maneira. Para abrir um canal de conversa e esclarecimento de dúvidas, o WhastApp é um recurso mais apropriado.

Com isso em mente, é hora de buscar as tecnologias ideais para colocar o plano em prática. O WhatsApp, por exemplo, tem uma ferramenta especificamente voltada a empresas, o WhatsApp Business, que tem recursos próprios para uso profissional.

Contar com uma tecnologia de automação e integração para o gerenciamento dessa comunicação também é fundamental para utilizar todo o potencial da estratégia. O Solutto conta com integrações que facilitam o envio, automação e monitoramento de mensagens via mobile, o que permite concentrar todas as ações em uma única plataforma.

3. Organize sua equipe

Por mais facilitadora que seja, a tecnologia não é a única coisa a ser levada em conta na hora de estabelecer uma estratégia de comunicação mobile. Organizar o atendimento humano é imprescindível - afinal, de nada adianta disponibilizar atendimento via WhatsApp se o franqueado só vai receber mensagens automáticas ou genéricas.

Portanto, antes de implantar a estratégia, organize sua equipe e defina quem será responsável por cuidar dessa comunicação. É possível delegar essa tarefa para alguém que já faz parte da equipe e desempenha outras funções, ter uma pessoa dedicada a esse atendimento ou mesmo terceirizar a atividade. Tudo vai depender da estrutura da rede e do número de franqueados. Aqui, também é importante definir horários de atendimento. 

Se você decidiu usar a comunicação mobile apenas para transmitir informações, a dinâmica é outra. Nesse caso, a maior parte das ações podem ser automatizadas com uma boa ferramenta - como lembretes de eventos, cobranças de royalties e outros alertas - o que otimiza o tempo dos profissionais envolvidos.

4. Conte aos franqueados

Tudo pronto para começar a comunicação mobile? Então, conte aos franqueados! Informar aos franqueados que esse canal está aberto e já pode ser utilizado é um passo básico, mas que não deve ser deixado para trás. 

Se sua rede já usa comunicações via e-mail, por exemplo, envie uma mensagem para todos os franqueados avisando que agora também é possível tirar dúvidas via WhatsApp. Caso tenha decidido fazer comunicações via SMS também é importante informar o franqueado de que ele vai passar a receber notificações dessa forma.

Por fim, vale disponibilizar uma forma para que os franqueados atualizem seus números de telefone em que preferem receber esse tipo de comunicação, mesmo que você já tenha os contatos de todo mundo. 

Quer saber como o Solutto pode te ajudar a potencializar a comunicação com seus franqueados? Fale conosco!

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