Na edição 2023 da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, a Dr. Shape esteve presente mais uma vez.
A rede de suplementos alimentares e artigos esportivos conta hoje com 70 unidades franqueadas distribuídas pelo Brasil.
Mas a história da Dr. Shape começa em 2002, quando Paulo Fernandes, idealizador da marca, decide abandonar a carreira jurídica e empreender no segmento de suplementos alimentares para a performance esportiva.
Dez anos mais tarde, a empresa ingressa no mercado de franquias e inaugura a sua primeira unidade franqueada na cidade de São Paulo. A marca cresce rapidamente por meio do franchising e em pouco tempo se consolida como a maior franqueadora do seu segmento.
A partir de 2016, a rede passa a contar com todas as soluções oferecidas pelos módulos Expansão e Consultoria de Campo de Solutto para a gestão dos candidatos a franquia e aplicação de checklists pelos consultores de campo, respectivamente.
Recentemente, a rede ampliou o seu portfolio de produtos e incluiu três linhas exclusivas de suplementos alimentares às lojas e ao e-commerce: Dr. Shape, Iconic Nutrition e The One Nutrition.
AUTOMAÇÃO DA CAPTURA DE DADOS DOBRA A CAPTURA DE LEADS
Participar de feiras de franquias é sempre uma excelente oportunidade para a apresentação e reforço da marca e, acima de tudo, captar empreendedores interessados em ingressar na rede como franqueados.
Em meio à uma profusão de marcas e oportunidades de novos negócios, ter agilidade é fundamental na hora de capturar as informações de contato dos empreendedores interessados.
Mais do que obter dados, é preciso contar com processos automatizados que os insiram em um funil de vendas e que contribuam para a gestão e evolução do candidato no processo seletivo.
Na edição 2023 da feira ABF Franchising Expo, a Dr. Shape contou com o módulo Expansão da Solutto para esta tarefa.
Em um questionário criado especificamente para a feira de franquias, os interessados informavam seus dados de contato e capital disponível. Em poucos minutos, o candidato recebia por e-mail uma mensagem de boas-vindas com informações complementares sobre a franqueadora e um questionários de pré-qualificação.
Conforme os documentos eram devolvidos, e a partir das informações fornecidas, o candidato evolui no processo seletivo. De forma automática novos e-mails e documentos eram enviados para o candidato.
Os resultados foram positivos e animadores. Isso porque a Dr. Shape registrou, em relação à edição 2022 da feira de franquias, um aumento de 116% na captação de leads.
Para Roberto Kalaes, Diretor de Novos Negócios da Dr. Shape, os recursos do módulo de Expansão evitam a perda do timing da negociação.
“Pretendemos dar respostas rápidas aos candidatos que nos procuram e a Solutto nos ajuda nesse processo”, diz.
USO DO WHATSSAPP INTEGRADO AO SOLUTTO AGILIZA AINDA MAIS A COMUNICAÇÃO COM CANDIDATOS A FRANQUIA.
Recentemente, a rede de franquias passou a contar com mais uma solução de Solutto para o relacionamento com leads, a integração com o Whatsapp.
A nova funcionalidade do ERP permite aos franqueadores e franqueados o envio de mensagens por meio do Whatsapp.
A ferramenta possibilita, por exemplo, que as franquias enviem mensagens automáticas para seus clientes para a confirmação de agendamentos, envio de pesquisa de satisfação e até descontos promocionais para clientes que não compram há mais de 2 meses.
Já as franqueadoras podem utilizar a ferramenta para envio de mensagens automáticas para franqueados inadimplentes ou candidatos interessados em abrir uma franquia que ainda não enviaram toda a documentação para a etapa de qualificação.
Na Dr. Shape, o Whatsapp vem sendo utilizado para envio de mensagens para os candidatos em abrir uma franquia. Por meio destas mensagens enviadas automaticamente, os destinatários são convidados a informar sua área de interesse ou melhor data para agendamento de uma reunião (presencial ou online) com o candidato para apresentação de mais informações.
Para Rafael Tomazini, responsável pela área de novos negócios da Solutto, o uso do app de troca de mensagens mais baixado do mundo será diferencial para franqueadores e franqueados.
“O uso do Whatsapp levou a comunicação B2C para um novo patamar. As pessoas estão muito mais suscetíveis a serem impactadas por uma mensagem enviada pelo Whatsapp do que o SMS e o e-mail marketing por exemplo. E é difícil conhecer alguém que não tenha o app instalado no seu telefone. Logo, usar o Whatspp, seguindo as boas práticas do mercado e a LGPD, resultará num alcance muito maior da mensagens e uma comunicação mais assertiva da franqueadora com seus públicos.”