Entender qual a melhor maneira de expandir a sua rede é uma tarefa essencial para qualquer franqueadora que deseja crescer.
Para isso, elas encontram duas alternativas comuns na hora de estruturar quem serão os profissionais responsáveis pela expansão da marca: ter uma equipe própria ou contratar uma empresa especializada.
Cada uma dessas duas maneiras apresenta vantagens e desafios para os franqueadores. Por isso, a decisão requer uma análise precisa da parte deles, visando unir as características de cada formato com o que a companhia busca.
Com o time próprio, o franqueador pode ter mais controle e liberdade de criar e testar estratégias, entendendo o que se adequa melhor para a rede e quais opções trazem mais resultados. Mas ele também pode esbarrar em alguns desafios pela falta de conhecimento típica de empresas que estão entrando agora no franchising e/ou pelos altos custos de contratar profissionais experientes.
Nessa opção, o franqueador também pode, eventualmente, levar muito tempo para contratar e treinar um time ideal e mais ainda para ver suas táticas de expansão se mostrarem eficientes.
Por outro lado, se a companhia decidir expandir suas operações por meio de uma empresa terceirizada, provavelmente os processos acontecerão mais rapidamente e as estratégias desenvolvidas podem ser mais eficientes, visto que essas consultorias já conhecem bem o setor de franquias e possuem experiência com ações de formatação e crescimento de novas marcas.
Já o ponto negativo é que o franqueador não poderá não estar tão presente no dia a dia, ou seja, pode não acompanhar tão de perto as estratégias de expansão. Esse caminho, assim, é mais desafiador para franqueadores que gostam de ter mais controle e “mão na massa”.
Nesse sentido, o mais indicado é que a franqueadora perceba quais são os seus objetivos e se possui tempo e conhecimento técnico, comparando seu próprio cenário com as propostas das empresas de expansão. A partir dessa identificação, a companhia conseguirá distinguir qual tipo de expansão seguir, se terceirizada ou própria.
No entanto, existe mais um ponto crucial que faz parte dessa escolha: o sistema de gestão que será utilizado na expansão.
Independente da sua escolha, é necessário ter o apoio de um bom sistema de gestão
Independente de quem fará a expansão — a própria franquia ou uma empresa especializada —, é fundamental que o time conte com um bom sistema de gestão, já que um ERP especializado em franquias pode contribuir muito com a profissionalização, organização e o crescimento da rede.
Justamente nesse sentido, que o Solutto, ERP especializado no mercado de franchising há 20 anos, desenvolve as suas ferramentas de expansão. O sistema tem um módulo completo para expansão de franquias, e nele os franqueadores encontram ferramentas poderosas para alcançar novos empreendedores e fazer um bom funil de vendas.
Na prática, as ferramentas de expansão do Solutto atuam na captação, nutrição e conversão de franqueados, centralizando os leads captados em diferentes canais, permitindo a criação de trilhas de nutrição, disparo automático de mensagens, envio de fichas de pré-qualificação, COFs e muito mais.
Ou seja, essas soluções do Solutto permitem que a franqueadora ou empresa terceirizada conduza de forma assertiva e automatizada as suas estratégias de expansão.
Nesse sentido, o Solutto é o sistema mais indicado para as franqueadoras expandirem, independente do tipo de equipe que elas desejem formar para estar à frente dessa área!