Muitos franqueadores enfrentam obstáculos na expansão por manterem práticas que funcionaram no início, mas que não sustentam uma rede em desenvolvimento.
Pequenos equívocos na gestão acabam se acumulando e, com o tempo, comprometem o desempenho e a escalabilidade do negócio.
A seguir, destacamos alguns dos erros mais comuns que travam o crescimento de franquias:
Crescer sem uma base sólida compromete toda a operação
Inúmeras redes iniciam seu processo de expansão sem antes estruturar internamente seus processos e rotinas. O resultado é a perda de padrão entre unidades, dificuldade no suporte aos franqueados e uma operação que se torna cada vez mais desorganizada e difícil de controlar.
Planilhas deixam de ser viáveis em redes em crescimento
Embora úteis no início, as planilhas se mostram limitadas conforme a rede avança. A ausência de integração entre áreas, a dificuldade em consolidar informações e a falta de confiabilidade dos dados tornam a tomada de decisão mais arriscada.
Sistemas genéricos oferecem soluções incompletas
Ferramentas desenvolvidas para negócios em geral costumam não atender às especificidades do modelo de franquias. Isso leva ao uso de soluções improvisadas, aumento do retrabalho e processos ineficientes.
Escalabilidade, controle, organização e decisões baseadas em dados não são apenas diferenciais — são requisitos para um crescimento saudável.
Para crescer com segurança, é essencial contar com uma plataforma que centralize a gestão e forneça visibilidade em tempo real da operação e acima de tudo seja desenvolvido e idealizado para atender as necessidades do seu segmento de mercado.
São por estas razões que Solutto ERP há mais de 20 desenvolve soluções para o franchising ajudando franqueadores a estruturar e escalar suas redes sem precisar gerenciar múltiplas ferramentas desconectadas, garantindo controle, automação e previsibilidade financeira.