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Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

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6 motivos para implantar uma central de compras na sua franquia

Ajudar os seus franqueados a poupar recursos, ter mais controle sobre a operação das franquias e padronizar as unidades: conheça as vantagens da central de compras.

11 mai 2018

Todas as empresas que entram no mundo do franchising se preocupam em oferecer suporte para que seus franqueados honrem a marca que estão representando e sejam bem sucedidos, já que isso reflete diretamente no sucesso da franqueadora. 

Uma das principais atitudes nesse sentido é ter uma central de compras. Normalmente, esse é o ambiente onde os franqueados podem comprar produtos, ingredientes, insumos, ferramentas e qualquer outro item para abastecer o estoque ou realizar suas atividades. 

Esse é um recurso que, obviamente, é bastante comum em redes que atuam no varejo - como no caso de uma franquia de loja de roupas, que pode usar a central de compras para encomendar as peças da nova coleção e manter sua unidade atualizada com as tendências. Mas, também é uma plataforma interessante para o segmento de serviços. 

Com uma central de compras, uma unidade do setor de limpeza predial pode usar a plataforma para comprar os produtos de limpeza recomendados pela franqueadora, assim como uma escola de idiomas pode encomendar livros didáticos e um salão de beleza pode repor os produtos que os profissionais precisam para atender seus clientes. 

O Solutto conta com um módulo de central de compras para franquias que é a ferramenta perfeita para te ajudar a organizar e gerenciar o abastecimento das unidades, e vamos ver, a seguir, mais detalhes sobre este instrumento. 

Padronização das franquias

Uma das principais premissas do franchising é que todas as unidades franqueadas devem apresentar conformidade nos produtos e serviços oferecidos. É isso que dá ao consumidor o senso de marca única e faz com que ele saiba o que vai comprar, independente de onde estiver. E, nesse sentido, a central de compras do Solutto tem um papel muito importante. 

Isso porque quando os franqueados compram os insumos que você indica e seguem os protocolos e procedimentos que você criou, as chances de terem resultados bem similares são altas. 

É isso que acontece, por exemplo, em uma lanchonete. Se todas as unidades compram os mesmos pães, carnes e queijos da sua central de compras e os preparam da mesma maneira, certamente os lanches comercializados serão muito parecidos, e isso é ótimo para o consumidor e para a franquia. 

Mais organização 

É muito fácil se perder na organização do estoque e comprometer seriamente as vendas por conta de uma compra que não foi bem pensada ou em que houve erro no que foi encomendado com o fornecedor. 

Mas quem utiliza a central de compras do Solutto não passa por isso. Na plataforma, todos os códigos e nomes dos produtos  são organizados de forma sistemática, o que faz com que todo o processo de compra e abastecimento das unidades seja mais ordenado e prático para o franqueado. 

Redução de custos para o franqueado

Uma franqueadora normalmente consegue negociar preços mais atrativos com os fornecedores do que as suas unidades conseguiriam, e isso gera uma economia significativa para os franqueados. 

A plataforma do Solutto ainda permite que a rede defina condições de pagamento e preços diferenciados de acordo com a região em que o franqueado está ou o volume de compra que ele vai fazer. 

Com menos despesas e maior velocidade no abastecimento, os franqueados têm uma margem maior e provavelmente ficarão mais satisfeitos com as suas franquias. 

Integração entre franqueados e estoque

O módulo de central de compras do Solutto também permite integração total com os estoques das unidades e com os próprios fornecedores. 

De acordo com o volume do estoque e seu histórico de vendas, o franqueado pode receber sugestões de compra que vão suprir suas necessidades e manter sua unidade bem abastecida – o que é bastante interessante, principalmente, para aqueles que estão no início das atividades. 

Com a comunicação direta entre os fornecedores homologados e o estoque atual, tudo,  desde a emissão das notas fiscais e atualização dos estoques, se torna mais ágil e descomplicado. 

Maior controle da franquia

Ao utilizar a central de compras do Solutto na sua franquia, você também ganha a possibilidade de acompanhar de perto o desempenho dos franqueados, e isso é um dos pontos principais para garantir o sucesso das unidades. 

É através deste acompanhamento que é possível perceber, por exemplo, se uma franquia está comprando muito e vendendo pouco ou se outra que está ficando rapidamente sem estoque e não compra os insumos no momento correto, e, com isso, orientá-las melhor.

Dessa forma, a franqueadora ganha mais dados para avaliar a performance da rede, e os franqueados têm um suporte a mais, que os deixa mais confiantes, principalmente nos primeiros meses de operação. 

A gestão da central de compras

Um dos maiores desafios de ter uma central de compras na sua franquia certamente é fazer a gestão e acompanhamento de todas as operações feitas naquele ambiente, mas com o Solutto até isso pode ser simplificado. 

Como toda a gestão é integrada, as operação são muito mais rápidas, organizadas e sem erros, o que facilita tanto a compra do franqueado, quanto o acompanhamento da franqueadora. 

A flexibilidade que a central de compras do Solutto oferece ainda permite que a ferramenta se adapte às necessidades e particularidades do seu negócio. Dessa forma, a implementação da central de compras vem apenas para somar e não para complicar a sua operação. 

Quer saber mais sobre a central de compras do Solutto? Clique aqui e conheça o módulo!

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Comentários


Carla Cavalcati
4 fev 2019

Muito bom!

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Fran Solutto
12 nov 2018

Oi Vagner, obrigada pela sua colaboração no nosso blog.

Mesmo com apenas um fornecedor, seus franqueados podem usufruir de uma interface única e feita especificamente para as compras, respeitando as regras deste seu fornecedor homologado com relação ao pedido mínimo, política de frete CIF/FOB, preços variando por volume de compras etc.

Sendo apenas um fornecedor você pode até ver com ele se o mesmo possui interesse em integrar o sistema com o Solutto para receber estes pedidos via integração automaticamente. O Solutto possui as APIs prontas e documentadas para esta integração.

Tendo mais dúvidas, basta entrar em contato com o nosso atendimento comercial que esclarecemos.

Obrigada

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Vagner Borowczak
12 nov 2018

Muito bom, porem no nosso caso só temos um fornecedor homologado.

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