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5 tendências de gestão para aplicar na sua rede

29 mar 2019

Estar atento às tendências do mercado pode fazer a diferença entre se manter relevante ou ficar atrás da concorrência

Existem tendência globais de gestão de empresas que estão mudando a forma como as grandes companhias operam e as ajudando a otimizar ainda mais a sua administração. 

Além de acompanhar as mudanças no mercado, essas mudanças e novidades podem ajudar bastante a otimizar processos dentro das empresas e a alcançar resultados mais satisfatórios. 

Pensando nisso, é essencial que a gestão da sua rede de franquias esteja sempre atualizada para se manter competitiva e possa identificar oportunidades de crescer através de técnicas de gerenciamento mais atuais. 

A seguir, veremos algumas das principais tendências que devem pautar a gestão de negócios e que podem ajudar a alavancar os resultados da sua franquia neste ano. 

Automação de tarefas 

Quando o objetivo de uma marca é aumentar sua produtividade, reduzir custos e manter o foco nas atividades que são realmente fundamentais, a automação de tarefas é uma das principais tendências. 

Atenta a essa tendência, a Solutto conta com diversas ferramentas que automatizam ações como disparo de mensagens de aniversário, lembretes de pagamento e cobranças e agendamento de backups periódicos para manter os seus dados em segurança.

Eliminando essas obrigações da lista de tarefas da equipe, sua rede pode ter funcionários mais produtivos e focados em atividades mais importantes, menor incidência de erros humanos, maior agilidade nos processos e até operar com um time mais enxuto e econômico. 

Mais transparência e participação

Ter gestores transparentes e acessíveis também é uma tendência da gestão moderna. Hoje, boa parte dos projetos desenvolvidos pelas franqueadoras atentas às mudanças de mercado são divididos com a equipe e com os franqueados, e ambos podem, inclusive, fazer contribuições. 

Esse modelo de gestão mais descentralizada que preza pela transparência no discurso e pela participação da equipe inspira funcionários mais motivados e que se sentem mais felizes em contribuir ativamente para o negócio. 

A transparência é ainda um dos pilares do movimento Open Franchise, um modelo de gestão que vem ganhando bastante notoriedade no setor. O Open Franchise foca no poder da colaboração para reduzir conflitos e impulsionar a produtividade e o sucesso das redes. Nesse formato, as franqueadoras devem proporcionar uma gestão aberta, disponibilizar informações e ter uma comunicação transparente com os franqueados. 

Centralização de instrumentos 

Hoje já não é interessante para muitas empresas que a sua gestão dependa de informações espalhadas em vários arquivos e softwares diferentes. 

Além de ser um modelo mais caro – sobretudo pelo pagamento de múltiplas licenças e de profissionais certificados em cada ferramenta – essa dinâmica é mais passível de erros e da perda da dados importantes. 

No caso de franquias, que precisam ter históricos e informações de diferentes unidades, correr esses riscos e manter uma gestão cara é menos interessante ainda. 
Pensando nisso, a tendência é que as franquias se voltem ainda mais para sistemas que centralizam ferramentas e plataformas necessárias para a gestão do negócio. 

A Solutto já faz isso reunindo vários módulos em um só lugar. O cliente Solutto pode usufruir de soluções específicas para o franchising, que cobrem áreas como marketing, expansão, suporte e atendimento, comunicação interna e externa, financeiro, faturamento e muito mais.  

Equipes mais enxutas e sintonizadas

As três tendências anteriores levam a uma quarta: a redução e a sintonia no time de gestão. Antigamente, o sucesso das empresas era medido, entre outros fatores, pelo número de funcionários que possuía. Mas, esse já não é mais o único modelo de gestão possível. 

Cresce o número de redes de franquias com equipes menores e que operam com uma estrutura reduzida. Como elas não perdem a qualidade na gestão? O time é reduzido, mas altamente qualificado e motivado, e a estrutura pode parecer mais modesta, mas as principais ferramentas do negócio são instrumentos que contam com tecnologia de ponta. 

Os membros de times compactos ainda tendem a ter uma maior sintonia, já que trabalham de forma muito próxima e em prol dos mesmos objetivos. 

A tendência é que cada vez mais franqueadoras percebam que o sucesso de uma rede não está necessariamente em estruturas gigantes ou em equipes enormes, mas em profissionais muito bem capacitados, motivados e que usam ferramentas que facilitam o seu trabalho. 

A Solutto tem essa premissa como um de seus principais objetivos: criar um ambiente que ajuda os profissionais da rede a fazer uma gestão mais profissional, ágil e inteligente! 

Acompanhamento humano 

Ainda que a digitalização seja excelente para agilizar processos, aumentar a segurança e reduzir a incidência de erros, existem aspectos da gestão que estão cada vez mais humanos. 

Poder contar com um consultor de campo que vai presencialmente ajudar um franqueado na resolução de um problema, ou mesmo de um gerente disponível para sua equipe, ainda continua sendo indispensável. 

Aqui, as ferramentas tecnológicas funcionam como suporte e complemento, mas não substituem muitas das ações da gestão humana, que continua sendo fundamental para motivar e criar conexões com as pessoas. 


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