Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog Dez dicas para você se tornar um líder nota 10

Dez dicas para você se tornar um líder nota 10

SEBRAE publica dicas da WebSoftware para você se tornar um líder nota 10

16 jan 2012
Dez dicas para você se tornar um líder nota 10
lider_g.jpg

Desenvolver um produto ou serviço inovador é fundamental para o sucesso de um negócio. Planejar a empresa – antes, durante e após o início das atividades – também. Capital de giro para tocar o empreendimento, dizem os especialistas, é fundamental.

A diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento, porém, pode estar na maneira como você conduz o negócio. E, nesse ponto, ser um bom líder é fundamental. Pensando nisso, o Estadão PME elaborou uma lista com dez ações efetivas que podem transformá-lo em um bom chefe.

Ao seguir essas recomendações, você só tem a ganhar. Principalmente porque conseguirá reter talentos em sua equipe de trabalho. “Nos pequenos negócios, o profissional pode ter contato com diversas áreas e possui também mais poder de agir para modificar o funcionamento das coisas. E isso é bastante valorizado pelos trabalhadores modernos”, afirma Fernando da Costa, diretor da Human Brasil, empresa especializada em recrutamento e seleção.

O especialista já deu uma dica: conceda autonomia aos funcionários. Agora, confira a lista para ser um bom chefe.

1)  Quando ocorrer um erro, aborde o funcionário com imparcialidade e procure orientá-lo.

2)  Seja transparente e justo

3)  Compartilhe os bons resultados com a equipe, valorizando e reconhecendo o mérito do time.

4)  Em situações de instabilidade, tome decisões conjuntas e assuma a responsabilidade.

5)  Comunique a visão da empresa aos funcionários.

6)  Procure identificar líderes potenciais e contribua para a formação deles.

7)  Delegue tarefas.

8)  Em caso de falha, busque com os funcionários aprender com os erros e identificar suas causas.

9)  Realize feedback com frequência.

10)  Seja comprometido com resultados e transmita isso para a equipe por meio de desafios.

Mas é claro que cada caso é um caso e o pequeno empresário precisa olhar a sua realidade, quais são seus problemas específicos. É o caso do empreendedor Erick Vils, fundador da WebSoftware, uma pequena empresa de tecnologia da informação do Rio de Janeiro.

Cansado dos atrasos frequentes de funcionários, ele resolveu chamar a equipe para uma conversa. Descobriu que o trânsito e a distância de casa para o trabalho eram as causas do problema. Para solucionar o problema, a empresa subsidia entre 70% e 80% do aluguel de uma casa em Jacarepaguá, onde hoje moram seis dos 18 funcionários. Além disso, colocou à disposição da equipe uma van gratuita. Deu certo.

Fonte: estadao PME

Publicado no SEBRAE em:  http://portal2.pr.sebrae.com.br/PortalInternet/Noticia/Dez-dicas-para-voc%C3%AA-se-tornar-um-l%C3%ADder-nota-10

Ver versão digitalizada em PDF


Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar