Hoje, os franqueadores encontram muitos canais de comunicação para se relacionar com os candidatos a franqueados, e a tecnologia tem um papel decisivo nesse sentido.
Ela permite que uma franquia possa usar várias ferramentas para atração de investidores em diferentes momentos, como, por exemplo, seu site, portais do setor, suas redes sociais, disparos de e-mail e WhatsApp, além de eventos do ramo (sejam eles online ou presenciais).
Vamos a um exemplo? Enquanto os portais sobre franchising e os eventos podem ser ótimas formas de atrair candidatos que ainda não conhecem a marca, as rede sociais e os sites institucionais têm a função de nutrir os interessados que já foram apresentados à franquia, mas ainda precisam de um nível mais profundo de informação e relacionamento para fechar negócio.
Em outras palavras, quanto mais a franqueadora conseguir se conectar com o público, mais chances ela terá de atrair, se relacionar e, por fim, vender.
Por outro lado, não basta que a rede acumule esses leads, ou seja, que colecione pessoas interessadas no seu modelo de negócio, mas não consiga fazer a gestão correta deles.
Quando as estratégias de cada canal são trabalhadas de forma independente e sem um fluxo adequado, a expansão fracassa.
Pensando nisso, o mais indicado para eficiência das franqueadoras que utilizam a multicanalidade para captar novos empreendedores é ter um CRM que una essas informações e faça a gestão de forma consolidada.
Melhor CRM para o mercado de franchising!
Se você já atua com multicanais para fazer a captação de seus franqueados, ou está implementando essa estratégia na sua rede, já deve ter sentido a necessidade de contar com um CRM para gerenciar as informações dos seus leads.
Mas, qual tipo de CRM é ideal? Você já teve essa dúvida? Se sim, confira a melhor indicação para você.
Atualmente, a melhor solução para o mercado de franchising é o Solutto, ERP que está há 20 anos atuando nesse setor e conta com ferramentas estratégicas para os franqueadores e franqueados.
O Solutto tem um módulo de CRM que integra os leads captados em todos os canais da franqueadora, sejam eles próprios (como os das redes sociais e sites institucionais) ou não (como os leads provenientes de portais, sites parceiros e de eventos).
Além de centralizar as informações em um só lugar, Solutto organiza os dados, cria um histórico de interações com cada candidato e os coloca em um fluxo automatizado. A partir daí, o lead passa por todas as etapas definidas pelo franqueador, como disparo de e-mail marketing com apresentação da franquia, envio da ficha de pré-qualificação, acionamento do time comercial por WhatsApp e telefone, reunião com consultores e envio da COF, por exemplo.
Assim, independente de como o empreendedor chegou até a rede, as suas informações serão gerenciadas no CRM do Solutto e terão como foco a conversão.
É importante dizer que Solutto permite a criação de formulários e de fichas de pré-qualificação com pesos específicos para cada questão e coloca todos os leads nos fluxos de nutrição e conversão que a franqueadora indicar.
Os consultores e profissionais do time de vendas podem visualizar essas informações de uma forma muito simples e intuitiva, inclusive com a possibilidade de filtrar quais candidatos têm um perfil mais adequado à rede. Tudo isso torna o trabalho da expansão ainda mais estratégico e eficiente.
Se é isso que você vinha buscando para sua franquia, não perca mais tempo. Entre em contato com o Solutto e descubra como o melhor CRM do mercado pode ajudar o seu negócio!