A captação e o relacionamento com candidatos são primordiais para as franqueadoras que estão em processo de expansão e querem impulsionar a venda de franquias. Essas tarefas podem se tornar ainda mais simples e eficientes quando a rede investe em ferramentas como um CRM.
Sigla para Customer Relationship Management (ou gestão de relacionamento com o cliente, em português), o CRM é um instrumento que ajuda as empresas a organizar e desenvolver interações com os clientes que estão prospectando.
Na prática, um sistema de CRM auxilia sua rede a centralizar e organizar os seus contatos de forma que a franqueadora possa acompanhar e criar estratégias para transformar interessados em franqueados.
A seguir, vamos entender melhor como funciona o CRM e como ele pode ajudar a sua marca a acelerar a venda de franquias.
Dados organizados e menor incidência de erros
É bem comum que entre a captação de um novo lead até o fechamento do contrato o candidato a franqueado entre em contato com mais de um profissional e passe por diferentes áreas.
Com tudo centralizado em um CRM, qualquer pessoa que atenda o candidato sabe exatamente em que momento da negociação ele está, quais informações já recebeu e qual o próximo passo para convertê-lo em franqueado.
O CRM da Solutto, por exemplo, conta com cadastro unificado, que garante que todas as entradas sejam registradas da mesma maneira e estejam acessíveis para quem precisa.
Dessa forma, é possível reduzir erros, aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, acelerar a expansão.
Aplicável em diferentes áreas
O histórico de relacionamento dos candidatos e clientes com a franqueadora também pode ser utilizado para desenvolver estratégias em outras áreas, além do departamento de vendas.
Marketing, suporte e até o setor administrativo podem usar as informações do CRM para entender melhor o comportamento dos candidatos e desenvolver estratégias mais eficazes.
Agindo em conjunto e tendo como base os mesmos dados contidos no sistema, fica muito mais fácil de manter todos os departamentos da franqueadora alinhados e envolvidos nos objetivos da rede.
Com a Solutto é possível cadastrar também fornecedores, parceiros, jornalistas e qualquer outro perfil que seja importante nas suas estratégias. Dessa maneira, até mesmo os contatos relacionados à gestão interna da companhia mantêm os mesmos critérios de organização e acessibilidade.
Pode ser integrado com outras ferramentas
O CRM não funciona apenas como um cadastro estático dos candidatos e franqueados, mas também pode ser integrado com outras ferramentas que fazem sentido dentro das estratégias de expansão da sua rede.
Na Solutto, o módulo de CRM conta com mecanismos de e-mail marketing e trilhas de nutrição, automação de tarefas e implementação de programas de fidelidade. Por meio desses recursos, as atividades relacionadas ao relacionamento tornam-se mais simples, práticas e eficientes.
Por exemplo, você pode criar uma trilha de e-mail marketing para candidatos que acabaram de registrar interesse na rede, outra sequência de mensagens para aqueles que já estão em negociação e uma terceira trilha para os que acabaram de fechar negócio. Conforme atualiza a situação do candidato no CRM, a estratégia de e-mail marketing é ativada automaticamente e ajuda a equipe comercial a fechar os negócios.
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