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Ciclo de expansão de franquias: como usar a tecnologia em cada etapa

31 ago 2018

Veja como usar ferramentas de marketing e vendas ligadas à tecnologia podem ser a solução para o crescimento da rede

Depois de criar e validar o modelo de negócio, o passo seguinte das empresas que entram no franchising é iniciar o ciclo de expansão. Afinal, a ideia das franquias é levar a sua marca e os seus produtos a diferentes regiões e, para isso, é preciso conquistar novos franqueados. 

Mas, para ter êxito, a expansão deve ser muito bem planejada e utilizar as ferramentas certas. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, já que existem estratégias e instrumentos tecnológicos que podem ser utilizados em todas as fases de uma expansão. 

Quando bem utilizada, a tecnologia é capaz de trazer diversos benefícios para o ciclo de expansão de uma marca, como acelerar os resultados, aumentar o número de interessados e até ajudar a franqueadora a economizar! 

Esses benefícios são interessantes para a sua rede de franquias? Então veja, a seguir, mais detalhes sobre quais são as fases do ciclo de expansão de uma marca e os melhores recursos tecnológicos para usar em cada uma. 

Captação

O primeiro momento em um ciclo de expansão é a captação de possíveis leads. Chamamos de leads as pessoas que já demonstraram ter algum interesse no seu segmento ou mesmo especificamente na sua marca. 

A ideia da captação é conseguir uma informação, que pode ser um e-mail ou um telefone, por exemplo, para estabelecer um contato inicial com o lead. 

Existem diversas formas de conseguir esses contatos, como oferecer um material para download em troca de um e-mail, ter um sistema de newsletter no seu site e até criar formulários nas redes sociais. 

O Solutto utiliza essas e outras ferramentas para captar as informações dos interessados e organizá-las para você. E o melhor: o sistema inteligente do Solutto, permite que todas as plataformas de captação estejam integradas para que não haja repetição ou inconsistência nos dados. 

Seleção e nutrição 

A segunda fase do ciclo de expansão de uma franquia é a seleção e nutrição dos contatos.

Algumas pessoas podem ter baixado um e-book sobre as particularidades das franquias do seu segmento, mas talvez não estejam verdadeiramente interessadas no negócio ou já tenham comprado uma unidade de outra marca. 

Por isso, é importante fazer uma pré-seleção dos leads para verificar quais, de fato, podem se tornar franqueados, para então começar a alimentá-los com conteúdo. 

O conteúdo será a ponte entre a franqueadora e o lead, então é importante que seja amigável, profissional e traga informações que eduquem quem lê. 

Esses contatos costumam ser feitos, principalmente, através do envio de mensagens de e-mail e SMS e você pode incluir neles textos, links, imagens, vídeos... Tudo que possa ser interessante e que ajuda o leitor a conhecer, se relacionar e confiar na sua marca.

Nessa fase, o Solutto também pode oferece um grande diferencial. Para começar, é possível criar sequências de mensagens de nutrição e follow-ups. Dessa forma, os disparos de e-mails e SMS podem ser automatizados, o que acelera o processo e aumenta a produtividade do seu time de marketing. 

Além disso, o dashboard do Solutto também permite que o gestor acompanhe a jornada de cada cliente. Com isso, ele saberá quais estão abrindo os e-mails, quantos estão clicando nos links para consumir mais conteúdo e quais estão se desligando do conteúdo. 

Através dessas métricas, surge a possibilidade de otimizar ainda mais os textos e as estratégias de marketing e de se focar nos leads que realmente têm chances de se tornarem franqueados. 

Negociação e fechamento 

Depois de consumir uma boa carga de conteúdo e já ter um relacionamento com a franqueadora, aumentam as chances de o lead aceitar um contato direto para negociação. É nessa hora que entra o seu time comercial. 

Como o Solutto integra os departamentos, a sua equipe de vendedores, poderá selecionar os contatos que já estão avançados na jornada de compra para receber um contato. Além disso, eles contam com um painel gráfico de acompanhamento de metas e prazos de ciclo de venda de franquias que é uma verdadeira mão na roda para os vendedores. 

Ainda dentro da plataforma, poderão atualizar o andamento da negociação, inclusive marcando a entrega da COF, escolha de ponto comercial e a assinatura do contrato. Isso significa que o gestor terá um histórico completo da jornada, desde que foi captado como um lead até se tornar um franqueado. 

Análise

Por fim, a etapa de análise é o momento de reunir os dados mais importantes e estudar como eles podem ser melhorados. 

Com ajuda da plataforma Solutto, é possível analisar e gerar relatórios sobre os índices de sucesso, tempo necessário para conversão, ações da equipe e outros insights poderosos.

Essa fase é imprescindível para que se entenda quais os pontos a serem corrigidos e quais devem ser mantidos e otimizados. 

Quer saber mais sobre os recursos para expansão de franquias do Solutto? Clique aqui e conheça o módulo. 


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