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4 recursos do Solutto para ajudar sua franquia com a LGPD

02 mai 2022

Ferramentas do Solutto podem ajudar franquias que ainda precisam se adequar à LGPD


Criada para regulamentar o uso de dados dos brasileiros, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem deixado os franqueadores cheios de dúvidas. 
 

Apesar de ter entrado em vigor em 2021, muitas marcas ainda estão encontrando problemas para se adequar às novas regras e fugir das multas altíssimas que podem ser cobradas de quem descumprir a LGPD. 
 

O grande impasse é que os franqueadores trabalham com um grande volume de dados pessoais - principalmente de leads interessados em suas franquias e de consumidores finais - e há uma grande dificuldade em determinar como é possível tratar esses dados da forma correta. 
 

A seguir, vamos entender um pouco melhor o que a LGPD define e como alguns dos recursos do Solutto podem ser usados para ajudar a sua franquia a se adequar às novas regras. 
 

O que a LGPD determina

O principal objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados é dar ao consumidor maior poder sobre as informações que ele fornece para as empresas dentro e fora da internet. 
 

Segundo a lei, desde 2021, as empresas devem: 
 

  • Informar aos brasileiros quais dados estão recolhendo e com qual finalidade eles serão usados. 

  • Atender os titulares que quiserem editar ou excluir suas informações da base de dados da empresa. 

  • Garantir a segurança dos dados que detêm, criando medidas para impedir vazamentos e mau uso das informações.

  • Anonimizar dados sensíveis (que possam gerar algum tipo de prejuízo ou constrangimento ao titular), ou aqueles que não dependam de identificação pessoal. 

  • Transferir dados que detêm para outra empresa, caso isso seja solicitado pelo titular. 

Como o Solutto pode contribuir com a adequação a LGPD

O Solutto é um ERP com módulos que auxiliam em diferentes aspectos da gestão e expansão das franquias. 
 

Por si só, o Solutto não trabalha com a adequação de empresas à LGPD. Entretanto, existem alguns recursos da plataforma que podem ser usados para contribuir neste processo.  Confira a seguir quais são eles: 

Criar Termos de Uso e Políticas de Privacidade

As Políticas de Privacidade e os Termos de Uso são documentos que devem estar presentes em todos os sites e landing pages da franqueadora. Eles garantem a transparência sobre a coleta e uso de dados, além de orientar os leitores sobre o que é permitido nas páginas da marca. 
 

O Solutto oferece uma ferramenta que ajuda os franqueadores a criar páginas de Políticas de Privacidade e Termos de Uso para sites próprios e das franquias, garantindo a conformidade que a LGPD exige.  

Fazer a anonimização dos dados

Anonimizar dados que não precisem de identificação pessoal é uma maneira de fazer com que as informações que já foram coletadas também sejam protegidas. 
 

O Solutto possibilita essa anonimização, aumentando a segurança dos titulares e do franqueador -  já que, mesmo se houver um vazamento, não será possível identificar o dono das informações. 

Aumentar a segurança das informações

O Solutto tem uma rígida política que inclui várias camadas de segurança digital e um time de especialistas que está sempre otimizando os mecanismos de proteção da plataforma. 
 

Por conta disso, todas as informações movimentadas dentro do ERP do Solutto são sigilosas e muito bem protegidas. 

Orientar os franqueados sobre a LGPD

Dentre os recursos oferecidos pelo Solutto, os franqueadores também encontram o módulo de universidade corporativa, que pode ser utilizado para preparar treinamentos para os franqueados. 
 

Usar esse espaço para criar capacitações relacionadas à LGPD pode ser uma ótima estratégia para garantir que toda a rede esteja em conformidade com a legislação. 
 

Nesse recurso, o franqueador pode produzir diferentes formatos de materiais para as suas unidades, como comunicados, manuais, vídeos e muito mais! 
 

Por fim, vale destacar que todas essas ferramentas do Solutto podem contribuir com as boas práticas de proteção de dados dos clientes. Porém, para evitar problemas, o ideal é buscar desenvolver um plano mais amplo de adequação à LGPD para garantir que toda a sua rotina de gestão e práticas de captação de leads atendam aos requisitos da lei.

 

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