Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog Mercado aberto para os Apps

Mercado aberto para os Apps

Fundador da WebSoftware fala sobre o crescimento do mercado com o avanço dos aplicativos

24 fev 2012
symbol-app-economy-v2.jpg

A incrível velocidade de crescimento dos smartphones, tablets e mídias sociais é o maior fenômeno econômico e social dos últimos tempos. Esse é um dos achados da pesquisa “The App Economy” divulgada recentemente pela TechNet, rede americana que promove o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Segundo o estudo, nos últimos 5 anos, foram criados quase um milhão de apps para iPads, iPhones e Android  e a indústria de aplicativos gerou 500 mil empregos somente nos EUA. Os números são impressionantes, ainda mais se pensarmos que  tudo isso aconteceu de 2007 para cá.

Até 2015, estima-se que esse mercado possa chegar a movimentar valores entre U$ 25 bilhões e U$ 38 bi, de acordo com as consultorias MarketsandMarkets e Forrester Research. O que, com certeza, trará oportunidades para profissionais que entendam sobre os sistemas de web, análises de sistemas, design e, principalmente, programação.

Mercado Nacional

No Brasil, a expansão dos smartphones não pára, mas o mercado de aplicativos ainda não disparou. Segundo Bob Wollhein, criador da Appies.co – plataforma que ajuda desenvolvedores a monetizar apps -, o país tem todas as condições para ser um dos líderes no segmento. “A capacidade de desenvolvimento é bem alta, a criatividade é reconhecida e, o mais importante, o custo Brasil afeta muito mais a economia de empreendedores do que a dos aplicativos”, afirma Bob.

Para ele, existem poucas empresas, investidores e universidades focados no desenvolvimento de talentos e produção de tecnologia de ponta no Brasil. “A nossa própria iniciativa – a Appies.co – é um novidade. O mundo dos apps, mesmo com receitas enormes da Apple e no Android, ainda é um bebezinho”, brinca.

O ‘boom’ é tão grande que até empresas que não costumavam trabalhar com aplicativos, como a WebSoftware (11 anos no mercado), têm realizado trabalhos na área. “Nos trabalhamos, na verdade, com aplicações. Mas já percebemos uma forte tendência para este tipo de mercado e não vemos problema em trabalhar com ele”, diz o diretor Erick Vils.

Aplicativos Online

Um espaço promissor de crescimento para os apps é o Facebook. A rede social anunciou, somente em janeiro, 60 aplicativos que vão se integrar à plataforma. Entre eles, estão programas para monitorar desempenho em corridas, cadastrar lugares e países visitados pelo usuário e ler e compartilhar notícias. Alguns já são famosos, como o “Foodspotting”,que fotografa e compartilha pratos de comidas, além de avaliar restaurantes; o “BranchOut”, rede social para networking; e jogos, como o mais baixado Angry Birds, que na última semana ganhou uma versão para o Facebook.

Para Bob Wolhein, os apps precisam de distribuição e o Facebook se tornou uma das plataformas mais eficientes de disseminação. “Acho que essa plataforma deve crescer muito, mas também acho que surgirão outras plataformas tão boas quanto, até porque essa rede social está ficando over populada, né?”, prevê ele.

Hoje, os mais de 750 milhões de usuários do Facebook já instalam cerca de 20 milhões de aplicativos por dia. A chance está lançada, só não vê, quem não quer!

  Fonte http://saopaulo.theappdate.com/mercado-aberto-para-os-apps/

Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar