Home Blog Como ganhar produtividade na sua franquia usando tecnologia
Como ganhar produtividade na sua franquia usando tecnologia
10 nov 2017

A tecnologia pode ajudar sua franquia a crescer. Veja como aumentar sua produtividade usando o Solutto como aliado.

O mercado de franquias brasileiro se mostra com bom desempenho e em plena expansão, mesmo com diversos desafios a serem enfrentados na economia do país. 

Na última Pesquisa de Desempenho no terceiro trimestre de 2017, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising brasileiro cresceu 11,4% em comparação com o segundo trimestre deste ano. 

Os dados demonstram ao franqueador como é importante continuar investindo mesmo em tempos de instabilidade econômica: a procura por franquias continua nessas épocas e ainda conquistam o interesse de pessoas que saem de seus empregos formais para emrpeender.

Mas, para conseguir uma expansão produtiva para a rede, é preciso estar preparado – e a tecnologia é uma arma poderosa para a produtividade de uma franquia.

Por que investir em tecnologia

Ferramentas tecnológicas e plataformas digitais ajudam diferenciar uma franquia, além de ser uma excelente forma de impulsionar a administração de um negócio. 

Não é novidade que a tecnologia está assumindo protagonismo nas empresas. “O uso de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais de gestão auxiliam na captação, filtragem, seleção e coleta de dados complementares, gestão de agendas e compromissos de candidatos e até na automação de e-mails e SMS”, afirma Erick Vils, diretor de tecnologia da Solutto. 

Vils comenta ainda que na expansão de uma marca o uso de plataformas e sistemas online potencializam a performance da franquia por meio do aumento da taxa de conversão. Essas ferramentas também auxiliam o franqueado a reduzir erros durante o planejamento e processo de expansão. 

A tecnologia também promove a transmissão de uma imagem mais profissional aos clientes e potenciais clientes, e reduz futuros riscos jurídicos. 

Rotina otimizada

Com o uso de plataformas digitais, o franqueador terá mais tempo livre para priorizar os melhores candidatos. 

Segundo Vils, a tecnologia ajuda a otimizar tarefas e permite mais tempo para dedicar aos contatos com franqueados: tarefas de contato, solicitação de FPQ, Follow-ups e alertas de inatividade podem ser programados para serem realizados por um sistema online. 

A redução de erros de digitação e a economia de tempo ao refazer um trabalho são outras atividades que ficam a cargo da tecnologia. No Solutto, o sistema está integrado com dezenas de portais e ferramentas de captação de candidatos. Cada cadastro é criado automaticamente no sistema. 

Vils complementa que outro ponto positivo no uso de plataformas digitais está na organização da documentação. Todos os arquivos ficam disponíveis para uso futuro em eventuais problemas jurídicos. A ficha do candidato reúne todas as informações, conversas e documentos que foram fornecidos durante a negociação da franquia. 

Tecnologia para estratégias comerciais

Erick Vils ainda aconselha que, ao alçar mão de tecnologias e ferramentas online, o franqueador será capaz de traçar estratégias comerciais certeiras. 

Pensando em expansão, é possível mapear os melhores locais físicos, com feiras e eventos, e virtuais, como portais de franquias, páginas de Facebook, Linkedin, Landing Pages, Google Ads, entre outros. A integração de todos estes canais por meio de uma plataforma, como o Solutto, é uma estratégia potente. 

O Solutto também auxilia que a empresa seja sucinta nos primeiros dados solicitados aos candidatos a franqueado, além de auxiliar a fazer uma boa régua de contatos por SMS, e-mail, por telefone e até encontros pessoalmente. Outra estratégia possível é estabelecer critérios de pontuação e territorialidade para avanço rápido no processo de seleção ou descarte de um possível candidato. 

Plano de investimento contínuo da Solutto

Desde 2013, a Solutto decidiu investir mais de 10% da sua receita bruta em P&D (pesquisa e desenvolvimento) com inovações e melhorias. 

Com as novidades e melhorias contínuas implementadas no software, o objetivo da Solutto é trazer tecnologia de alto nível à plataforma, aumentando a escalabilidade e a performance do sistema. 

As atualizações do software têm impacto na rotina das franquias: os novos recursos e integrações acarretam ganhos de produtividade e aumentam o potencial do negócio.

Quer saber mais sobre o Solutto? Clique aqui e fale conosco.


Deixe um comentário

Comentários


Seja o primeiro a comentar.