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Mapas de calor: entenda o comportamento do visitante em seu site

12 abr 2018

Saiba o que são e como usar os mapas de calor para otimizar a experiência de usuários no seu site, aumentando seu desempenho online.

 
Criar um bom site para sua marca envolve muito planejamento e estratégias. É necessário procurar um bom profissional e uma plataforma adequada para o seu tipo de negócio, pensar no design, layout, em todas as páginas que terá, nos textos, fotos e vídeos que vai inserir e mais uma porção de elementos. 
 
Mas, todo esse trabalho só é feito uma vez, já que depois de pronto não é mais preciso se preocupar com o seu site, certo? Errado. 
 
O que muitas empresas não sabem é que quando o site finalmente entra no ar, vem o momento crucial e que pode mudar tudo: perceber como os visitantes reagem quando entram no seu site.
 
No momento da construção, é comum que muitas empresas deem preferência para aquilo que elas gostariam de contar sobre si mesmas e imaginem que toda a informação inserida nas páginas será absorvida pelo público. Mas, na prática não é bem assim. 
 
Na verdade, os visitantes vão consumir apenas pontos específicos de informação e o site deve ser pensado para fazer com que eles encontrem o que precisam mais facilmente, posicionando esses dados de uma forma estratégia. 
 
Uma das melhores formas de entender como o público navega no seu site e o que eles estão vendo, de fato, é utilizando os mapas de calor. 
 

O que são mapas de calor?

 
Os heatmaps, ou mapas de calor, são representações visuais de como um usuário vê e interage com o seu site, sendo que as áreas com mais interação são mostradas com tons mais quentes, como vermelho e laranja, e as com menos interações com tons frios, principalmente o azul. 
 
Os mapas de calor são um dos principais instrumentos da área que estuda a experiência do consumidor, chamada User Experience, ou simplesmente UX. 
 
Através de um mapeamento das páginas, a ferramenta consegue perceber em que áreas o visitante mais clicou, passou o mouse ou permaneceu com a tela parada por mais tempo. Com equipamentos específicos, é possível, inclusive, apontar para onde o usuário olhou com mais atenção! 
 

Quais as vantagens de usar mapas de calor no meu site? 

 
Os mapas de calor podem fornecer insights bastante interessantes, por isso vale a pena lembrar que essa é uma ferramenta que serve para que você possa avaliar os resultados e promover otimizações no seu site. Afinal, de nada adianta usar os mapas de calor se você não fizer nenhuma alteração depois da análise. 
 
As principais vantagens da utilização dos mapas de calor  costumam ser:
 
Entender como as pessoas navegam: quando visitam seu site, o que os usuários procuram primeiro? A barra de pesquisa? O menu com as categorias de produtos? Informações sobre a loja? A maioria das pessoas desiste se não encontra o que precisa em poucos segundo, então entender qual o primeiro movimento dos visitantes e como a navegação segue é fundamental para que você possa fazer ajustes que destaquem o que for mais importante e melhorem a navegabilidade. 
 
Melhorar sua posição no Google: se você tem um site provavelmente está empenhado em colocá-lo em uma melhor posição no Google e usar os heatmaps pode te ajudar com isso, mesmo que indiretamente. O gigante das buscas costuma priorizar a exibição de sites que se preocupam com a experiência do usuário, e se você otimiza sua estrutura se baseando nisso, tem grandes chances de subir no ranking do Google. 
 
Identificar os pontos mais interessantes do conteúdo: os mapas de calor também ajudam a perceber quais os pontos chave de interesse no seu conteúdo. Assim, se você criou uma página detalhando todos os tipos de serviço que presta, mas percebe os consumidores só buscam pelos nomes dos serviços e não leem todo o conteúdo, o melhor pode ser criar um menu de serviços e permitir que o visitante só leia detalhes sobre eles se clicar. 
 
Perceber onde há mais ou menos cliques: geralmente a intenção de criar um site é fazer o consumidor ter algum tipo de ação, seja finalizar uma compra em uma loja virtual, ou mandar um pedido de orçamento em um site institucional, e esse caminho normalmente exige alguns cliques. Se você utiliza os mapas de calor, consegue determinar quais imagens, links ou palavras estão sendo mais clicadas e identificar se isso está ou não alinhado com suas expectativas. 
 
Além de tudo isso, trazer novas tecnologias para o seu negócio e inovar é fundamental para qualquer empresa e isso cobre a área tecnológica também! É muito importante que haja uma preocupação em trazer novas ferramentas que melhorem a performance, como os sistemas do Solutto fazem!
 
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