Blog

Acompanhe por aqui novidades de tecnologia e tendências de mercado que impactam o franchising. E como o Solutto pode contribuir para o sucesso da sua franquia.

Home Blog Implementando testes A-B nas franquias com Solutto

Implementando testes A-B nas franquias com Solutto

Os testes A-B são uma ótima ferramenta, inclusive para franquias, para avaliar qual é a melhor estratégia para alcançar determinada meta. Veja como colocar isso em prática dentro do Solutto.

13 set 2017

Na teoria, tudo é perfeito. Mas é somente na prática que sabemos se as nossas ações deram o resultado esperado. Dentro desse raciocínio, as empresas costumam adotar o conceito de testes A-B antes de definir, por exemplo, o formato e a linguagem de suas campanhas de e-mail marketing.

Ou você acha que a Netshoes adotou a cor roxa por acaso ou por uma questão de gosto pessoal dos fundadores? Na verdade, a empresa realizou uma série de testes junto com o seu público para definir o layout do site. 

Enfim, os testes A-B são uma ótima ferramenta, inclusive para franquias, para avaliar qual é a melhor estratégia para alcançar determinada meta.

Definindo o conceito de testes A-B

Basicamente, os testes A-B ajudam a entender melhor a cabeça das pessoas que interagem com a sua franquia. A ideia é dividir a base de contatos da sua marca para disparar duas versões diferentes de uma mesma campanha. Na sequência, é possível medir qual versão apresentou melhores taxas.

Em suma, os testes A-B colocam um fim no achismo na gestão, uma vez que tudo pode ser mensurado e comparado. Entram em cena o profissionalismo e o foco no cliente.

Colocando em prática os testes A-B

Então, imagine que você pretende disparar uma campanha de e-mail marketing para a sua base de contatos com o objetivo de captar mais franqueados à sua marca. O primeiro passo está em dividir a sua base em dois grupos: A e B.

Na sequência, você encaminha, para o grupo A, um e-mail com poucas cores, muitos textos e links. Por sua vez, o grupo B deve receber uma mensagem colorida, repleta de imagens e links. Após dois dias de campanha, já é possível enxergar qual formato apresentou os melhores resultados de taxa de clique. 

Você pode, ainda, modificar apenas o título dos e-mails no teste A-B. Nesse caso, é importante medir a taxa de abertura do e-mail para descobrir qual linguagem chama mais atenção de seus contatos.

Aqui, vale destacar a eficiência dos testes A-B. Isso porque as diferentes versões são disparadas simultaneamente e para o mesmo perfil de público. Nisso, os resultados das taxas de abertura, clique e conversão apontam, de fato, a preferência de seu público-alvo. 

Enfim, vale muito a pena aplicar testes A-B a cada nova campanha. Assim, fica mais fácil descobrir qual é o caminho certo para o sucesso. Afinal de contas, como aquele velho ditado já diz, é errando que se aprende.

Criando testes A-B na plataforma Solutto
Quando pretende enviar um e-mail de boas-vindas aos novos candidatos cadastrados na sua base de contatos, você pode recorrer aos testes A-B. Para tanto, basta entrar no módulo “Candidatos” e clicar em “Utilitários” no menu superior.

Caso você decida enviar e-mail em lote, no primeiro passo, você deve selecionar o formato de e-mail que será encaminhado. Na etapa seguinte, em “Filtro personalizado”, selecione a opção “Teste A-B (Candidatos do grupo A – apenas amostra)” e seguir os passos até o disparo dos e-mails.

Aí, basta repetir o mesmo procedimento, mudando apenas o formato de e-mail e a seleção de filtro personalizado para “Teste A-B (Candidatos do grupo B – apenas amostra)”. Aguarde um certo período para analisar os resultados de cada versão, como a taxa de abertura, clique e conversão.

Já sabe qual formato engaja mais com o seu público? Então, dispare o melhor para o restante da sua base que ainda não recebeu a mensagem. Para tanto, basta selecionar, no filtro personalizado, “Teste A-B (Candidatos do grupo A – exceto amostra)” e “Teste A-B (Candidatos do grupo B – exceto amostra)”.

Para não ter mais dúvidas, assista ao vídeo abaixo e veja o passo a passo para realizar o teste A-B na sua franquia, tanto para a base de candidatos quanto para a de clientes.

Compartilhe esta Postagem

Deixe um comentário

Comentários


Seja a primeira pessoa a comentar