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Ideias franqueáveis: como saber se o seu negócio pode ser uma franquia?

Entenda quais são os fatores que tornam um negócio próprio franqueável

31 jan 2024

 

O sistema de franquias é, sem dúvidas, um excelente caminho para que empresas possam chegar a novas regiões e alcancem um público maior de uma forma padronizada e bem estruturada. 
 

Mas como saber se o franchising é a melhor escolha de crescimento para o seu negócio?
 

Para te ajudar a responder essa questão, elaboramos uma matéria sobre os principais quesitos que uma empresa precisa ter para se tornar franquia e alguns exemplos de negócios que podem fazer parte deste modelo. 

Características para que seu negócio se torne uma franquia 

Maturidade da marca 
 

Uma das principais características que o empresário deve observar no seu empreendimento quando deseja ingressar no franchising é a maturidade da marca. 
 

Segundo o Sebrae, uma empresa que deseja franquear deve ter, no mínimo, um ano de atuação antes de comercializar seu modelo de negócio. Dentro desse período mínimo, o empreendedor deve ser capaz de conhecer muito bem o mercado e os consumidores, além de validar o conceito da empresa, seus produtos ou serviços, os processos gerenciais, as estratégias de marketing, entre outros fatores. 
 

Também é importante que a empresa tenha solidez financeira suficiente para investir em aspectos como uma boa consultoria de formatação de franquias e profissionais para atuar no suporte, treinamento e expansão de franquias. 
 

Ser replicável e escalável 
 

Por mais bem-sucedida e inovadora que seja sua empresa, se a intenção é entrar no mercado de franquias, é necessário que o modelo de operação possa ser replicado em outros locais e a sua produção seja escalável. 
 

Uma franquia de alimentação, por exemplo, deve garantir que restaurantes em diferentes pontos do país sejam capazes de oferecer pratos com a mesma qualidade, sabor e insumos, independente de onde serão consumidos. Para isso, ele pode ter que investir em pesquisa de fornecedores locais, processos de congelamento de ingredientes, registro de receitas etc. 
 

Todo o controle de estoque e cadeias de fornecimentos deve estar bem alinhado para que seja possível replicar seu modelo de operação com qualidade e padrões bem estabelecidos. 
 

Métodos definidos 
 

Além da maturidade do negócio, para se tornar franqueável, ele também precisa ter seus métodos muito bem definidos. Isso significa que os processos internos devem estar bem estruturados para transformar o negócio em um modelo que pode ser replicado.
 

Em outras palavras, é preciso que a marca consiga mapear cada detalhe do seu dia a dia no que diz respeito à atendimento, gestão, financeiro e operação para que possam transmitir essas mesmas rotinas para os franqueados. 
 

Atender a legislação
 

Para entrar no sistema de franquias, também é preciso atender à Lei de Franquias (nº 13.966/19). A legislação estabelece as regras que vão reger a relação entre os franqueadores e franqueados. 
 

Uma delas, por exemplo, é a criação da Circular de Oferta da Franquia (COF), um documento que descreve tudo sobre a franquia, incluindo as obrigações, deveres, valores e responsabilidades mútuas.

Negócios que são franquias (e talvez você não saiba!)

É comum pensar em marcas conhecidas ao citar exemplos de franquias, mas existem muitos outros tipos de serviços e produtos que podem ingressar no franchising. É possível encontrar, por exemplo, franquias de: 
 

- Material de construção;

- Serviços de informática;

- Conserto de roupas;

- Manutenção de celulares e outros aparelhos eletrônicos; 

- Mapeamento de obras; 

- Aluguel de máquinas de café; 

- Mercados autônomos; 

- Franquias de envios de SMS; 

- Coworking; 

- Plataformas de delivery; 

- Marmitas congeladas; 

- Soluções em TI; 

- Assessoria cerimonial; 

- Plano de saúde animal;

- Cuidadores de pessoas; 

- Entre muitas outras!

 

Ou seja, não existe limitação em relação às atividades que uma empresa executa para que ela se torne franquia! 
 

Vale destacar também que a marca não precisa funcionar no modelo tradicional de loja física. Esse sistema conta com uma gama de redes que atuam em formatos diferenciados, incluindo quiosques, containers, unidades móveis e home office, por exemplo. 

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