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Febraban define que boletos bancários sem registro serão extintos até dezembro de 2016

Todas as empresas que cobram seus clientes através de boletos não registrados terão até dezembro de 2016 para migrarem para a carteira de cobrança registrada.

11 mai 2016

Em junho de 2015 a Febraban comunicou que não será mais permitida a cobrança bancária através de boletos sem registro.

Todas as empresas que cobram seus clientes através de boletos não registrados terão até dezembro de 2016 para migrarem para a carteira de cobrança registrada.

Em 2017, somente boletos registrados serão aceitos no Brasil.

Confira abaixo as principais diferenças e impactos dessas duas modalidades de emissão de boletos

  Boleto sem registro Boleto com registro
Quando o banco cobra a tarifa pelo boleto emitido? Apenas quando o boleto é pago pelo seu cliente Geralmente a tarifa é cobrada no ato que você registra o boleto, ou seja, quando ele é criado.
O que ocorre se o cliente não pagar o boleto? O banco não precisa ser notificado e você não tem custo com tarifas O banco precisa ser notificado
O que devo fazer se o cliente pedir alteração do vencimento do boleto? Você emite outro boleto ou altera o atual e não precisa avisar ao banco Você precisa comunicar ao banco essa ateração
Se eu alterar o vencimento de um boleto, o banco cobrará outra tarifa? Não Provavelmente sim. Praticamente todos os bancos cobram tarifa por alterações no boleto já registrado
Se o meu cliente pagar em dinheiro e pedir para eu cancelar o boleto, o que devo fazer? Nada precisa ser feito Você precisa comunicar ao banco o cancelamento do boleto e a maioria dos bancos cobrará uma tarifa por esse cancelamento
O que preciso fazer diariamente para saber os boletos pagos no dia anterior? Baixar o "arquivo retorno" no formato CNAB e processá-lo no Solutto Baixar o "arquivo de retorno" no formato CNAB e processá-lo no Solutto
O que preciso fazer diariamente para informar ao banco os boletos que eu emiti ou que alterei o vencimento? Não precisa informar ao banco Gerar no Solutto o "arquivo remessa" e enviar para o banco.
Consigo emitir um boleto sem informar o CPF ou o CNPJ do meu cliente? Sim Não, pois é obrigatório informar o CPF ou o CNPJ do cliente

O que motivou a extinção do boleto sem registro?

R.: A Febraban alega que o boleto sem registro dá margem a muitas fraudes. A equipe Solutto concorda que o boleto sem registro, apesar de muito mais prático e barato, possui uma maior facilidade de fraudes, porém acredita que o boleto registrado não elimina todas as várias formas de fraude relacionadas a boletos bancários.

 

Qual das modalidades as tarifas bancárias são mais altas?

R.: O boleto registrado, além de geralmente ter uma tarifa basica mais alta que o boleto sem registro, o emissor paga a tarifa sobre todos os boletos emitidos, independente se serão pagos ou se farão parte da estatistica de "clientes desistentres ou inadimplentes". Também é péssimo ter de pagar tarifas adicionais para remover um boleto dos "registros do banco" ou ter de pagar tarifa adicional se o boleto permanecer vencido no banco por alguns meses.

O que acontece se esquecer de registrar um boleto do tipo "com registro" e meu cliente pagá-lo?

R.: Alguns bancos depositam normalmente o dinheiro na sua conta, mas cobram uma tarifa adicional penalizando sua empresa por não ter registrado. Outros bancos bloqueiam o valor até que você registre o boleto. Consulte seu banco sobre essas tarifas e comportamentos.

 

Atualmente emito boletos sem registro pelo Solutto. O que devo fazer para migrar para cobrança com registro?

R.: Consulte seu banco sobre as tarifas e qual carteira de boleto registrado é a melhor para você. Em seguida, abra uma ordem de serviço pela nossa central de suporte (www.solutto.com.br/suporte) para que possamos iniciar o processo de homologação e os testes de registro, geração dos arquivos de remessa e de retorno. Dependendo do seu contrato com a Solutto, essa nova implantação e homologação de boleto pode ser tarifada (consulte). 

 

Fonte: Comunicado publicado no site da Febraban.

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