Em junho de 2015 a Febraban comunicou que não será mais permitida a cobrança bancária através de boletos sem registro.
Todas as empresas que cobram seus clientes através de boletos não registrados terão até dezembro de 2016 para migrarem para a carteira de cobrança registrada.
Em 2017, somente boletos registrados serão aceitos no Brasil.
Confira abaixo as principais diferenças e impactos dessas duas modalidades de emissão de boletos
Boleto sem registro | Boleto com registro | |
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Quando o banco cobra a tarifa pelo boleto emitido? | Apenas quando o boleto é pago pelo seu cliente | Geralmente a tarifa é cobrada no ato que você registra o boleto, ou seja, quando ele é criado. |
O que ocorre se o cliente não pagar o boleto? | O banco não precisa ser notificado e você não tem custo com tarifas | O banco precisa ser notificado |
O que devo fazer se o cliente pedir alteração do vencimento do boleto? | Você emite outro boleto ou altera o atual e não precisa avisar ao banco | Você precisa comunicar ao banco essa ateração |
Se eu alterar o vencimento de um boleto, o banco cobrará outra tarifa? | Não | Provavelmente sim. Praticamente todos os bancos cobram tarifa por alterações no boleto já registrado |
Se o meu cliente pagar em dinheiro e pedir para eu cancelar o boleto, o que devo fazer? | Nada precisa ser feito | Você precisa comunicar ao banco o cancelamento do boleto e a maioria dos bancos cobrará uma tarifa por esse cancelamento |
O que preciso fazer diariamente para saber os boletos pagos no dia anterior? | Baixar o "arquivo retorno" no formato CNAB e processá-lo no Solutto | Baixar o "arquivo de retorno" no formato CNAB e processá-lo no Solutto |
O que preciso fazer diariamente para informar ao banco os boletos que eu emiti ou que alterei o vencimento? | Não precisa informar ao banco | Gerar no Solutto o "arquivo remessa" e enviar para o banco. |
Consigo emitir um boleto sem informar o CPF ou o CNPJ do meu cliente? | Sim | Não, pois é obrigatório informar o CPF ou o CNPJ do cliente |
O que motivou a extinção do boleto sem registro?
R.: A Febraban alega que o boleto sem registro dá margem a muitas fraudes. A equipe Solutto concorda que o boleto sem registro, apesar de muito mais prático e barato, possui uma maior facilidade de fraudes, porém acredita que o boleto registrado não elimina todas as várias formas de fraude relacionadas a boletos bancários.
Qual das modalidades as tarifas bancárias são mais altas?
R.: O boleto registrado, além de geralmente ter uma tarifa basica mais alta que o boleto sem registro, o emissor paga a tarifa sobre todos os boletos emitidos, independente se serão pagos ou se farão parte da estatistica de "clientes desistentres ou inadimplentes". Também é péssimo ter de pagar tarifas adicionais para remover um boleto dos "registros do banco" ou ter de pagar tarifa adicional se o boleto permanecer vencido no banco por alguns meses.
O que acontece se esquecer de registrar um boleto do tipo "com registro" e meu cliente pagá-lo?
R.: Alguns bancos depositam normalmente o dinheiro na sua conta, mas cobram uma tarifa adicional penalizando sua empresa por não ter registrado. Outros bancos bloqueiam o valor até que você registre o boleto. Consulte seu banco sobre essas tarifas e comportamentos.
Atualmente emito boletos sem registro pelo Solutto. O que devo fazer para migrar para cobrança com registro?
R.: Consulte seu banco sobre as tarifas e qual carteira de boleto registrado é a melhor para você. Em seguida, abra uma ordem de serviço pela nossa central de suporte (www.solutto.com.br/suporte) para que possamos iniciar o processo de homologação e os testes de registro, geração dos arquivos de remessa e de retorno. Dependendo do seu contrato com a Solutto, essa nova implantação e homologação de boleto pode ser tarifada (consulte).