Todas as empresas que entram no mundo do franchising se preocupam em oferecer suporte para que seus franqueados honrem a marca que estão representando e sejam bem sucedidos, já que isso reflete diretamente no sucesso da franqueadora.
Uma das principais atitudes nesse sentido é ter uma central de compras. Normalmente, esse é o ambiente onde os franqueados podem comprar produtos, ingredientes, insumos, ferramentas e qualquer outro item para abastecer o estoque ou realizar suas atividades.
Esse é um recurso que, obviamente, é bastante comum em redes que atuam no varejo - como no caso de uma franquia de loja de roupas, que pode usar a central de compras para encomendar as peças da nova coleção e manter sua unidade atualizada com as tendências. Mas, também é uma plataforma interessante para o segmento de serviços.
Com uma central de compras, uma unidade do setor de limpeza predial pode usar a plataforma para comprar os produtos de limpeza recomendados pela franqueadora, assim como uma escola de idiomas pode encomendar livros didáticos e um salão de beleza pode repor os produtos que os profissionais precisam para atender seus clientes.
O Solutto conta com um módulo de central de compras para franquias que é a ferramenta perfeita para te ajudar a organizar e gerenciar o abastecimento das unidades, e vamos ver, a seguir, mais detalhes sobre este instrumento.
Padronização das franquias
Uma das principais premissas do franchising é que todas as unidades franqueadas devem apresentar conformidade nos produtos e serviços oferecidos. É isso que dá ao consumidor o senso de marca única e faz com que ele saiba o que vai comprar, independente de onde estiver. E, nesse sentido, a central de compras do Solutto tem um papel muito importante.
Isso porque quando os franqueados compram os insumos que você indica e seguem os protocolos e procedimentos que você criou, as chances de terem resultados bem similares são altas.
É isso que acontece, por exemplo, em uma lanchonete. Se todas as unidades compram os mesmos pães, carnes e queijos da sua central de compras e os preparam da mesma maneira, certamente os lanches comercializados serão muito parecidos, e isso é ótimo para o consumidor e para a franquia.
Mais organização
É muito fácil se perder na organização do estoque e comprometer seriamente as vendas por conta de uma compra que não foi bem pensada ou em que houve erro no que foi encomendado com o fornecedor.
Mas quem utiliza a central de compras do Solutto não passa por isso. Na plataforma, todos os códigos e nomes dos produtos são organizados de forma sistemática, o que faz com que todo o processo de compra e abastecimento das unidades seja mais ordenado e prático para o franqueado.
Redução de custos para o franqueado
Uma franqueadora normalmente consegue negociar preços mais atrativos com os fornecedores do que as suas unidades conseguiriam, e isso gera uma economia significativa para os franqueados.
A plataforma do Solutto ainda permite que a rede defina condições de pagamento e preços diferenciados de acordo com a região em que o franqueado está ou o volume de compra que ele vai fazer.
Com menos despesas e maior velocidade no abastecimento, os franqueados têm uma margem maior e provavelmente ficarão mais satisfeitos com as suas franquias.
Integração entre franqueados e estoque
O módulo de central de compras do Solutto também permite integração total com os estoques das unidades e com os próprios fornecedores.
De acordo com o volume do estoque e seu histórico de vendas, o franqueado pode receber sugestões de compra que vão suprir suas necessidades e manter sua unidade bem abastecida – o que é bastante interessante, principalmente, para aqueles que estão no início das atividades.
Com a comunicação direta entre os fornecedores homologados e o estoque atual, tudo, desde a emissão das notas fiscais e atualização dos estoques, se torna mais ágil e descomplicado.
Maior controle da franquia
Ao utilizar a central de compras do Solutto na sua franquia, você também ganha a possibilidade de acompanhar de perto o desempenho dos franqueados, e isso é um dos pontos principais para garantir o sucesso das unidades.
É através deste acompanhamento que é possível perceber, por exemplo, se uma franquia está comprando muito e vendendo pouco ou se outra que está ficando rapidamente sem estoque e não compra os insumos no momento correto, e, com isso, orientá-las melhor.
Dessa forma, a franqueadora ganha mais dados para avaliar a performance da rede, e os franqueados têm um suporte a mais, que os deixa mais confiantes, principalmente nos primeiros meses de operação.
A gestão da central de compras
Um dos maiores desafios de ter uma central de compras na sua franquia certamente é fazer a gestão e acompanhamento de todas as operações feitas naquele ambiente, mas com o Solutto até isso pode ser simplificado.
Como toda a gestão é integrada, as operação são muito mais rápidas, organizadas e sem erros, o que facilita tanto a compra do franqueado, quanto o acompanhamento da franqueadora.
A flexibilidade que a central de compras do Solutto oferece ainda permite que a ferramenta se adapte às necessidades e particularidades do seu negócio. Dessa forma, a implementação da central de compras vem apenas para somar e não para complicar a sua operação.
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